Há 97 casos positivos de covid-19 na Mansão de São José, em Beja, situação “explosiva” que foi conhecida ao final da tarde desta quarta-feira.
Depois de ontem terem sido conhecidos dois casos no interior da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), todos os utentes e funcionários da instituição na Rua de São Gregório, no Centro Histórico da cidade.
O caso foi tornado público através da página da Câmara Municipal de Beja (CMBeja), via Serviço Municipal de Proteção Civil, onde é justificado que na sequência da testagem positiva de “uma utente e de uma funcionária” optou a Autoridade de Saúde Publica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), por “realizar testes a todos os utentes e funcionários da instituição, tendo sido conhecidos os restam casos.
De acordo com a CMBeja, da testagem resultaram “95 casos positivos, 13 negativos e 15 inconclusivos”, a que se somam aos dois anteriormente identificados. Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), os 123 testes foram efetuados durante o dia de ontem pelo ABC-Algarve Biomedical Center, Centro Académico de Investigação e Formação Médica do Algarve.
A autarquia refere que através do SMPC, a Autoridade de Saúde Publica da ULSBA, o Centro Distrital da Segurança Social e demais entidades responsáveis “estão a articular-se de darem resposta adequada a esta situação”, justificaram.
Num balanço da situação da pandemia de covid-19 na área do concelho de Beja, a edilidade revelou que até às 24,00 horas de segunda-feira, o total de infetados (número cumulativo) é de 148 casos, existindo 78 ativos, 68 recuperados e 2 óbitos.
A Mansão de São José, pertence a uma Ordem Religiosa e tem instalações na Rua de São Gregório, no Centro Histórico da cidade, onde está radicado o foco e só destinada a mulheres e na Quinta da Navarra, na Estrada Militar, que liga o IP2 à Base Aérea 11, também Beja, onde se desconhece se há casos positivos.
Teixeira Correia
(jornalista)