Um cidadão moldavo, de 51 anos, morreu afogado na manhã desta terça-feira, no lugar da Fonte Santa, na barragem do Pisão, em Beringel, concelho de Beja.
O cenário em que afogamento ocorreu levantou dúvidas à GNR, foi acionada a Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Sul.
O alerta foi dado às 12,23 horas, por um dos dois compatriotas que se encontram com a vítima no local, e quando os bombeiros chegaram já o corpo se encontrava fora de água, tendo o socorro sido desmobilizado, ficando a GNR no local.
Fonte da Guarda disse ao Lidador Notícias que “a situação não é muito clara e a PJ vai ser acionada, para fazer as investigações e perceber se há algo mais do que um mero afogamento”, justificaram. Ao que foi possível apurar trata-se de um trabalhador agrícola que vive na vila de Beringel.
A barragem do Pisão, uma das albufeiras que recebe água de Alqueva, é muito procurada por cidadãos estrangeiros, muitos passam por carências alimentares, e buscam nas águas do Pisão algumas carpas para se alimentarem.
No local estiveram 9 operacionais dos Bombeiros de Beja e da GNR, apoiados por quatro viaturas.
Outro caso na barragem
Em 9 e outubro de 2018, num local próximo daquele onde hoje ocorreu o acidente, dois homens de nacionalidade romena, de 43 e 49 anos, foram encontrados sem vida depois de terem mergulhados nas águas da barragem e nunca mais foram vistos.
Quando familiares e amigos fizeram buscas, localizaram as roupas e os telemóveis dos dois homens próximos da água e deram o alerta, Os dois corpos foram recuperados por mergulhadores da Força Especial de Bombeiros (FEB).
Teixeira Correia
(jornalista)