COVID-19: “Bomba relógio explodiu”. Mais 19 casos positivos em Moura.


O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura acaba de informa no site da autarquia, que há mais 19 casos, desta feita em crianças/jovens e adultos. Faltam conhecer os resultados dos testes em outros adultos. Destacamento de Intervenção da GNR mobilizado para o local.

No site da Câmara Municipal de Moura, o Serviço Municipal de Proteção Civil revela que há mais 19 casos positivos, todos no mesmo espaço habitacional, conhecido como o Espadanal, onde vive uma comunidade de etnia cigana.

Todos os casos estão relacionados com o primeiro caso confirmado e que foi tornado público na passada terça-feira e que se encontra internado nos Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Comunicado da Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura

COVID-19: Testes realizados a residentes no Espadanal confirmam 19 casos positivos

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura informa que, dos testes realizados aos moradores no Espadanal, foram detetados 19 resultados positivos para COVID-19, dos quais 17 crianças/jovens e 2 adultos. Aguardamos, neste momento, os restantes resultados das colheitas realizadas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil solicita à população que continue a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde, nomeadamente higienizar frequentemente as mãos, utilizar luvas e máscara quando se deslocar a espaços públicosMantenha o distanciamento social.

O Lidador Noticias apurou que militares do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Beja da GNR foi mobilizado para o local, que fica a cerca de dois quilómetros de Moura, junto à Estrada Nacional 258, na ligação a Vidigueira, de forma a controlar a entrada e saída de pessoas naquele aglomerado habitacional e evitar mais contágios por COVID-19.

O segundo caso foi o de uma mulher que faz também hemodiálise no serviço da unidade hospitalar bejense e que foi transportada conjuntamente com o primeiro infetado mais três pessoas, numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Moura. Um bombeiro, uma mulher e um homem estão em quarentena aguardando o resultado dos testes. O marido da senhora que hoje deu resultado positivo também já sujeito a testes.

O primeiro caso foi detetado no sábado depois do grupo ter regressado a Moura depois de ter feito o tratamento no Serviço de Hemodiálise do Hospital de Beja. O homem sentiu-se mal, dirigiu-se ao Centro de Saúde, tendo sido transportado para Beja, sob suspeita de ter contraído o coronavírus, o que se veio a confirmar.

Depois de conhecidos estes 19 casos em Moura, são 52 os casos positivos no distrito de Beja, distribuídos por concelhos, da seguinte forma: Serpa-17, Beja-6, Odemira, Almodôvar e Moura-2 casos cada um e Castro Verde, Cuba, Mértola e Ferreira do Alentejo-1 casa em cada um. Ainda sem casos conhecidos estão os municípios de Alvito, Aljustrel, Barrancos, Ourique e Vidigueira.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg