COVID-19: Distrito de Beja com 23 casos positivos. Odemira tem agora 2.
Com mais um caso em Odemira, o distrito de Beja regista este domingo 23 casos positivos. Há 191 pessoas em vigilância ativa e 123 a aguardar resultados.
O distrito de Beja regista este domingo 23 (vinte e três) casos positivos, mais 1 (um) dos que aqueles que se registavam ontem, existindo a confirmação e um novo caso em Odemira.
Os vente e três casos positivos, 21 dizem respeito a sete dos 13 concelhos do distrito de Beja, que estão na área de influência da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e 2 na área da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSAL), em concreto o concelho de Odemira.
Quanto aos casos de vigilância ativa, há o registo de 191 pessoas, sendo que 158 estão na área de gestão da ULSBA e 33 na da ULSLA e no que diz respeito às pessoas a aguardar resultados dos teste, o número é de 123, sendo 112 na área da ULSNBA e 11 na da ULSLA.
O concelho de Serpa regista 13 casos, sendo que 12 estão localizados em Vila Verde de Ficalho, 11 dizem respeito a uma situação de um almoço realizada na localidade e o outro é o de uma mulher, de 80 anos, utente do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, que desde a passada segunda-feira está internada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. Já são conhecidos os resultados efetuados aos restantes 35 utentes e 30 funcionários do lar de Ficalho, tendo os mesmos dado como negativos.
O décimo primeiro caso diz respeito a uma mulher que vive na cidade de Serpa e que esteve envolvida num grupo de 45 pessoas que esteve na Argentina e regressou a Portugal com escala em São Paulo, no Brasil.
Com exceção de Odemira nos restantes concelhos não existe alteração no número de casos conhecidos e divulgados ontem pelo Lidador Notícias. Hoje a situação é a seguinte: Serpa- 13 casos positivos, Beja- 3, Odemira e Almodôvar- 2 casos em cada um, Castro Verde, Cuba e Mértola- 1 caso cada em cada concelho.
Nos casos positivos de Beja, o Comando Distrital da PSP fez saber em comunicado que “o controle, em estreita e direta colaboração com a Autoridade de Saúde Nacional, de todas as pessoas que, na área geográfica de intervenção do CD Beja, se encontram obrigadas a Confinamento Obrigatório, por força da sua condição de doentes COVID-19, ou por lhes ter sido determinada obrigação de Vigilância Ativa”.
Relativamente à situação do lar do Centro Social dos Montes Altos (na foto), freguesia de Santana de Cambas, concelho de Mértola, onde foi detetado um caso, ainda não são conhecidos os resultados dos testes efetuados aos restantes utentes e funcionários.
Recorde-se que a doente é uma senhora de 95 anos, que está internada no Hospital de Beja, na sequência de uma queda que ocorreu no lar do Centro Social no passado sábado, tendo inicialmente sido transportada para o Centro de Saúde de Castro Verde numa viatura da instituição. Posteriormente e dado o seu estado de saúde foi transportada pelo Bombeiros Voluntários de Ourique para o Hospital de Beja, onde viria a ser alvo de uma intervenção cirúrgica.
Este caso originou a colocação em isolamento de os três elementos da corporação que fizeram o transporte da idosa para Beja, estando a aguardar a efetivação ode testes de despistagem do Covid-19. Há também um voluntário dos Bombeiros de Beja, funcionário do Hospital que contatou com a senhora que está na mesma situação dos colegas de Ourique.
Dados de hoje da DGS
Segundo os dados de hoje divulgados (Relatório DGS 05 Abril) existem quatro casos no concelho de Serpa, mais um do que ontem, ao contrário do que reportam as autoridades locais de saúde que contabilizam 13 casos e, três no de Beja.
Quanto ao Alentejo há no total, segundo a DGS, 82 casos positivos assim distribuídos: Évora- 15, Reguengos de Monsaraz- 8, Santiago do Cacém- 6, Serpa e Sines- 4 cada e Beja e Grândola- 3 cada, num total de 43 casos em 7 dos 47 concelhos da região.
Teixeira Correia
(jornalista)