COVID-19: Uma equipa do Bloco Operatório do Hospital de Beja em quarentena.


Bloco Operatório do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, tem equipa em quarentena, o caso surgiu depois de de um caso positivo, após operação urgente a uma mulher.

Uma equipa de saúde do Bloco Operatório do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, foi colocada de quarentena após participar numa operação a uma mulher, de 95 anos, que tinha sido transferida do Centro de Saúde de Castro Verde (CSCV) no sábado dia 28 de março.

Em causa está um grupo de cerca de uma dezena de profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares do Bloco Operatório que após o teste para COVID-19 ter dado positivo, foram colocados de quarentena.

Segundo apurou o Lidador Notícias (JN), a idosa utente do lar do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas, concelho de Mértola, fraturou uma perna e foi transportada numa viatura da instituição para o CSCV.

A situação foi confirmada pelo Questionado pelo LN, o Conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), “confirmou a situação”, garantindo ter seguido todas as normas de atuação e “após ato cirúrgico urgente, feito o teste à doente que deu positivo”, acrescentando que em conjunto com a Unidade Pública de Saúde “decidiu colocar de quarenta a equipa de saúde que prestou os cuidados à doente”, remataram.

A ULSBA justificou que os elementos da equipa de saúde “farão testes os profissionais que foram sinalizados para esse fim”, sem quantificar o número de pessoas.

Quando colocado perante a possibilidade de encerramento do Serviço de Ortopedia e do Bloco Operatório que funcionam no 1º piso do Hospital de Beja, o CA da ULSBA assegurou que “não foi abordado em tempo algum, o encerramento de qualquer serviço”, concluíram.

O LN sabe que entre os elementos da equipa de saúde colocada de quarentena, há um voluntário dos Bombeiros de Beja que não teve contato com colegas no quartel. Quem já está isolado são os três elementos do corpo de bombeiros de Ourique que transportaram a idosa do Centro de Saúde de Castro Verde para o Hospital de Beja, estando também a aguardar a efetivação de testes.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg