(Atualizada) Covid-19: Médico da VMER de Beja testou positivo. Há 14 bombeiros isolados.
ATUALIZADA: Um médico da VMER de Beja testou positivo à covid-19. Há enfermeiros, pelo menos três e 12 bombeiros em casa. Estes últimos fazem testes amanhã. Há mais dois bombeiros isolados.
Um médico, que entre outras funções, presta serviço na viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, deu resultado positivo aos testes de covid-19. O clínico presta também serviço no Hospital de Cascais e no helicóptero do INEM estacionado em Évora.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), três enfermeiras, duas do Hospital de Beja que fazem serviço na VMER e uma de um lar em Serpa e 12 bombeiros, 9 do Corpo de Beja, entre os quais 8 assalariados e 3 de Mértola, onde se encontra o segundo comandante, estão em isolamento em casa, todos eles assintomáticos.
ATUALIZADA: Além dos 12 bombeiros já isolados, há a informação de mais dois operacionais em casa. Tratam-se de dois assalariados dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, que vão fazer testes na quinta-feira (20 de agosto).
O médico terá feito um turno de 24 horas, que teve início às 08,00 horas do passado dia 11 de agosto, tendo posteriormente feito um teste que resultou positivo, com o caso a ser despoletado pelo Centro de Saúde de Cascais, que contatou os bombeiros de Beja para acederem à lista de operacionais que estiveram em contato com o infetado.
Os bombeiros vão fazer testes amanhã no Centro de Saúde de Beja, enquanto uma das enfermeiras da VMER já efetuou o teste que deu negativo.
As duas corporações estão preocupadas com dois dos seus operacionais, que a darem positivo podem levar ao fecho dos respetivos quartéis, uma vez fizeram diversos serviços e passaram muitas horas até serem enviados para casa.
Apesar das muitas chamadas feitas pelo LN para os telefones, fixo e móvel, do Gabinete de Imprensa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), nenhum foi atendido, tal como para o diretor da Autoridade de Saúde Pública de Beja, cujo telefone estava desligado.
Teixeira Correia
(jornalista)