Um morto e dois feridos em despiste de viatura de passageiros. As vítimas são trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena.
Um morto, de 44 anos, um ferido grave, de 43 anos e um ligeiro, de 33 anos, que recusou ser assistido, foi o resultado do despiste de uma viatura ligeira de passageiros ocorrido ao início da tarde desta segunda-feira, próximo de Cuba. Os envolvidos são trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena, residentes na vila alentejana.
O acidente ocorreu às 12,50 horas, ao km 2 da Estrada Nacional 258-1, no sentido norte/ sul, junto à Ermida de Nossa Senhora das Presas, quando ao veículo circula de Vila Ruiva para Cuba.
De acordo com uma testemunha que chegou ao local logo após o acidente “após descrever uma curva a viatura embateu num pontão em cimento e foi à valeta e deu uma volta no acabando por ficar virada no sentido contrário ao que circulava”, acrescentando o nosso interlocutor que “o pendura foi projetado pelo vidro para-brisas, tendo caído dentro da valeta. Um terceiro ocupando estava estendido no banco de trás e o condutor, o mais novo de todos, fora da viatura sem ferimentos visíveis”, justificou.
Dada a gravidade do ferido que foi projetado, foi acionado o helicóptero do INEM-Sul sediado em Évora, que aterrou, mas dado que o homem veio a falecer e porque a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Beja tinha sido acionada para outra ocorrência longe do local do acidente, foi a tripulação médica da aeronave que confirmou o óbito e assistiu o ferido grave, que foi depois transportado de ambulância para esta unidade hospitalar. O condutor, que saiu da viatura pelo próprio pé, recusou qualquer tipo de assistência. O coro da vítima mortal foi transportado para o Gabinete Médico Legal de Beja, onde vai ser autopsiado.
No local estiveram 20 operacionais dos Corpos de Bombeiros de Cuba e Alvito e GNR, apoiados por 6 viaturas e o helicóptero do INEM.
A EN 258-1 que liga Cuba a Évora, via Alvito e Viana do Alentejo, tem estado fechada, nos dois sentidos, ao trânsito automóvel desde que meios de socorro chegaram ao local do acidente.
Teixeira correia
(jornalista)