(Última hora/ Exclusivo) CIMBAL: Fernando Romba é o novo Secretário Executivo. Toma posse em janeiro.


Fernando Romba, foi esta manhã escolhido como novo Secretario Executivo do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL). A escolha foi feita durante a reunião do Conselho Intermunicipal.

Além de Fernando Romba, o novo Secretariado Executivo Intermunicipal (SEI) é composto por Luís Lança, ambos indicados pelos presidentes de Câmara eleitos pelo Partido Socialista, enquanto que o membro a indicar pelos autarcas do Partido Comunista Português/ CDU, só deverá ser conhecido na reunião do Conselho Intermunicipal, a realizar no próximo dia 29 de novembro.

A escolha da nova equipa do SEI, que vai tomar posse no decurso da primeira reunião da Assembleia Intermunicipal a realizar no início do mês de janeiro de 2018, foi feita por unanimidade dos treze municípios integrantes da CIMBAL.

Romba vai substituir no cargo Orlando Pereira, que tinha sido indicado pela CDU. A CIMBAL não é “uma casa desconhecida” de Fernando Romba já que no anterior mandato exerceu o cargo de presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo

Fernando Romba, é o actual diretor do Centro do Emprego e Formação de Beja do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi eleito no passado dia 18 de outubro, presidente da Assembleia Municipal de Beja, cargos que vai deixar antes de assumir o lugar de Secretario Executivo da CIMBAL.

É licenciado em Direito pela Universidade Moderna- Polo de Beja, foi vereador da Câmara Municipal de Ourique e presidente da Assembleia Municipal de Ourique.

Por seu turno, Luís Lança, é Coordenador para a Área dos Fundos Comunitários da CIMBAL, sendo funcionário da EDIA e deslocado ao abrigo de um “acordo de cedência de interesse público”.

Recorde-se que no quadriénio 2013-2017, o Secretariado Executivo Intermunicipal era composto pelo Secretário, Orlando Pereira/CDU, e os Vogais, Miguel Quaresma/CDU e Luís Miranda/PS.

Depois das eleições autárquicas de 1 de outubro, o Partido Socialista tem a maioria na CIMBAL com a presidência de nove Municípios (Paulo Arsénio/ Beja, João Serranito/ Barrancos, Nelson Brito/ Aljustrel, Jorge Rosa/ Mértola, Álvaro Azedo/ Moura, António Bota/ Almodôvar, Marcelo Guerreiro/ Ourique, António José Brito/ Castro Verde e Luís Pita Ameixa/ Ferreira do Alentejo), enquanto a CDU lidera quatro (António José Valério /Alvito, João Português/ Cuba, Rui Raposo/ Vidigueira e Tomé Pires/ Serpa).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg