São quase três dezenas, os utentes infetados no lar da instituição. A revelação foi numa comunicação do presidente da autarquia, Luís Ameixa.
Há um surto de covid-19 no lar da Fundação de São Barnabé, em Ferreira do Alentejo, com 29 utentes infetados, que estão confinados nas instalações da instituição.
A revelação foi feita por Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Municipal de Ferreira do Alentejo, numa comunicação gravada e transmitida na página de facebook do Município, onde dá conta do surto.
“Falei com o presidente da Fundação que me garantiu que a situação está controlada e todos os utentes infetados além de estar isolados dos restantes estão assintomáticos. Toda a população do lar já tem a vacinação completa”, revelou o edil.
Luís Ameixa justificou que com o surto no lar da Fundação “neste dia 5 de outubro o concelho tem um total de 62 infetados, um número que é muito alto. A situação tem vindo a agravar-se de dia para dia”, rematou o edil.
Na comunicação o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo não revelou quantos utentes tem a instituição e se entre os funcionários(as) há infetados.
A Fundação tem sede em São Barnabé, concelho de Almodôvar, e explora outras unidades em Beja, Moura, Almodôvar, Quarteira e Pombal e tem projetos a avançar em Castro Verde, Évora e Faro.
Outro surto no Município de Cuba
O último surto de covid-19 conhecido foi despoletado no lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva (SCMVA), concelho de Cuba, que na passada quinta-feira já provocou a morte de uma utente de 72 anos. Há 68 infetados, 56 utentes, quatro dos quais internados no Hospital de Beja e 12 funcionários.
Com capacidade para 90 utentes, o lar tem no total 84 usuários e 62 funcionários, tendo o surto sido detetado a partir de uma colaboradora que testou positivo no passado dia 24 de setembro, tendo numa primeira fase resultado em 53 casos positivos, do qual veio a resultar a morte de uma septuagenária.
Teixeira Correia
(jornalista)
FOTO: JN/ Teixeira Correia