Volta ao Alentejo: Anulada por causa do Coronavírus.
A próxima edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, a 38ª da “Alentejana”, que se deveria realizar entre 18 e 22 de março, com o início marcada para Reguengos de Monsaraz e final em Évora, foi hoje anulada.
Devido à propagação do novo coronavírus (Covid-19), a “Alentejana” de 2020 foi anulada, naquela que foi uma decisão conjunta da Podium Events, entidade organizadora, e a CIMAC-Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, proprietária da prova e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Por parte da direção da Volta ao Alentejo, liderada por Joaquim Gomes, os esclarecimentos foram remetidos para um comunicado conjunto a emitir durante o dia de amanhã.
A “Alentejana” tinha a apresentação agendada para a tarde de quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e seria disputada por 126 corredores, em presentação de 18 equipas, onze portuguesas, quatro espanholas e uma da Alemanha, Rússia e Angola, com cinco etapas em linha e um contrarrelógio individual, na distância de 817,2 quilómetros.
O traçado da prova iria permitir a passagem da caravana por 31 dos 47 concelhos da região Alentejo:
1ª Etapa – 18 março – Reguengos de Monsaraz – Beja
2ª Etapa – 19 março – Almodôvar – Sines
3ª Etapa – 20 março – Alcácer do Sal – Mora
4ª Etapa – 21 março – Monforte – Castelo de Vide
5ª Etapa – 21 março – Castelo de Vide – Castelo de Vide (CRI)
6ª Etapa – 22 março – Portalegre – Évora
Em 2010, numa decisão da CIMAC, a prova foi suspensa face aos elevados custos, mas depois um protocolo entre esta entidade e a Podium permitiu que a mesma continuasse na estrada. Recorde-se que o ano de ouro da “Alentejana” ocorreu em 1996, quando o penta vencedor do Tour, o espanhol Miguel Indurain (Banesto) venceu a corrida, no ano em que seta se tornou internacional.
Entretanto a Federação Portugal de Ciclismo, responsável para realização no domingo da Clássica da Arrábida, também com a presença de formações estrangeiras, ainda não revelou se esta se vai realizar ou se será também cancelada.
Teixeira Correia
(jornalista)