Volta Alentejo: “Dimamitri” Strakhov repete triunfo em Arraiolos.
O russo Dimitrii Strakhov (Lokosphinx) venceu a 3ª etapa com final em Arraiolos, depois do triunfo em Sines, num dia calmo já a pensar da jornada dupla deste sábado. Os portugueses LuÃs Mendonça (Aviludo/ Louletano) e Ricardo Mestre (W52/ FCPorto) perfilam-se como candidatos à vitória na “Alentejana”.
Etapa sem grande história com uma fuga de dois corredores em que o principal interessado o russo Alexander Evtushenko (Lokosphinx) que pretendia e conseguiu ganhar as duas contagens do Prémio da Montanha e assim cimentar a liderança na classificação.
Na fuga esteve também o espanhol Ricardo Garcia (Team Euskadi) e os dois chegaram a ter 8’15” ao quilómetro 52, mas sem colocar em perigo a liderança do irlandês Mark Downey (Team Wiggins).
A fuga durou quase 100 quilómetros e Evtushenko, que a dada altura se tornou fugitivo em solitário, abdicou depois da segunda contagem de montanha.
O pelotão chegou compacto ao derradeiro quilómetro e numa subida com cerca de 500 metros, numa rotura na parte final da corrida, Strakhov entrou pelo lado direito e conseguiu uma ligeira vantagem, onde não deu hipóteses aos seus adversários.
Classificações da 3ª Etapa e Geral da Volta ao Alentejo (Classificações 3ª Etapa – 36ª Volta ao Alentejo Crédito AgrÃcola).
Amanhã disputam-se duas etapas, de manhã uma etapa em linha entre Monforte e Portalegre e de tarde um contrarrelógio individual em Castelo de Vide (Percurso VOLTA AO ALENTEJO 2018_21fev-1).
4ª etapa- Monforte-Portalegre- 64,2 kms
Partida: Monforte-10h15. Passagens por Arroches (MV-km 16-10h44), Alegrete (11h09), Serra de São Mamede (PM 2ª cat-km 44,7-11h28) e Cabeço do Mouro (PM 2ª cat-km 58,8-11h50). Chegada: Portalegre- 11h58.
5ª etapa- Castelo de Vide-Castelo de Vide (CRI)- 8,4 kms
Partida: Castelo de Vide-Partida do primeiro ciclista-16h00. Partida do Camisola Amarela-18h15. Chegada: Castelo de Vide- 18h27.
Teixeira Correia
(jornalista)