A Infraestrutura de Portugal (IP) lançou concursos para projetos de reforço das condições de circulação no IP8.
A Infraestruturas de Portugal publicou em Diário da República dois concursos para a elaboração dos Projetos de Execução de reabilitação e reforço das condições de circulação e segurança em dois troços do IP8.
Os lanços objeto de beneficiação são contÃnuos e totalizam uma extensão de cerca de 33 quilómetros;
– Troço com 18 quilómetros de extensão, entre a rotunda com a ER2 e a rotunda de São Brissos.
Os projetos a desenvolver, num prazo de 270 dias, preveem igualmente a construção de duas estradas alternativas ao atravessamento urbano. A Variante de Figueira de Cavaleiros e a Variante de Beringel.
Os concursos públicos para a contratação dos Projetos encontram-se agora em fase de receção de propostas.
IP8-A26/ Rotunda com a ER2- Incluindo variante a Figueira da Cavaleiros.
O projeto a desenvolver visa a melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Santa Margarida do Sado (após a ponte sobre o rio Sado) e Ferreira do Alentejo na zona da rotunda com a ER2. Com este objetivo será efetuada uma beneficiação estrutural da via, incluindo as travessias urbanas. O estudo engloba ainda, a conceção de uma variante a Figueira dos Cavaleiros, com um perfil de 2X2 e de criação de vias de restabelecimento desniveladas.Â
IP8-A26/ Rotunda ER2 e a Rotunda de São Brissos- Incluindo variante a Beringel.
O projeto a contratualizar tem por objetivo o reforço das condições de mobilidade e segurança no IP8 entre Ferreira do Alentejo, na zona da rotunda com a ER2, e a Rotunda de São Brissos, no concelho de Beja (antes da rotunda com o IP2). Será realizada a beneficiação estrutural da estrada existente, incluindo nas zonas das travessias urbanas. O estudo engloba ainda a construção de uma variante a Beringel, com um perfil de 2X2, e de vias de restabelecimento desniveladas.Â
Construção da A26
A A26, no traçado previsto para o IP8, que deveria ligar Sines a Beja, começou a ser construÃdo em 2010 e foi interrompido um ano depois.
No âmbito da renegociação da concessão foram retomadas, em 2015, as obras dos lanços Sines/ Relvas Verdes e Nó de Grândola Sul A2/ Santa Margarida do Sado, ambos já está em serviço.
Como foi cancelada a construção dos lanços entre Santa Margarida do Sado e Beja , vão ser feitas as requalificações do IP8 que liga Sines a Vila Verde de Ficalho.