Seis dos detidos, quatro homens e duas mulheres, foram presentes no Tribunal de Beja depois de esgotado o prazo de 48 horas para apresentação ao Juiz de Instrução Criminal. Foram identificados e libertados. Em Aljustrel dois arguidos por recetação.
Os seis detidos presentes a tribunal são cidadãos de Leste, residentes em Badajoz e face à apresentação fora do prazo legal, foram notificados para comparecerem em tribunal na próxima sexta-feira, tendo depois sido libertados.
Já na operação de Aljustrel a GNR deteve os sete indivíduos em flagrante delito a vender azeitona ao dois recetadores, de 22 e 23 anos, que foram constituídos arguidos. Segundo apurou o Lidador Notícias terão feito a entrega de 1.000 quilos de azeitona, pela qual receberam 50 euros, não tendo a azeitona sido apreendida por falta de provas de ter sido furtada.
A GNR de Beja deteve 15 pessoas e apreendeu 1760 quilos de azeitona que haviam sido furtadas naquele concelho e em Aljustrel, bem como viaturas e máquinas usadas para colher aquele fruto.
A primeira operação decorreu, domingo, através do Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel, e permitiu deter seis homens e três mulheres, com idades compreendidas entre 21 e 44 anos, que foram detetados a recolher a azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário.
No seguimento das diligências policiais, foram apreendidos 500 quilos de azeitona, 50 euros em dinheiro, duas viaturas e diverso material relacionado com a colheita e recolha de azeitona do solo. Os nove detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Aljustrel.
Em Beja, militares do Posto Territorial de Moura, detiveram, no sábado, seis homens com idades compreendidas entre os 16 e 42 anos, também eles surpreendidos a furtar azeitona.
Foram apreendidos 1 260 quilos de azeitona, quatro máquinas manuais para apanha de azeitona no solo (vulgarmente conhecida como ouriço) e duas viaturas.
Desde o início da Campanha da Azeitona 2022/2023, cuja apanha começou no passado dia 15 de outubro, já foram furtados 40.177 quilos, em 14 furtos em diversos olivais dos concelhos de Beja, Moura e Aljustrel, detidas 62 pessoas, incluindo nove mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 61 anos de idade, apreendidas 19 viaturas, entre as quais um BMW topo de gama e 11 máquinas manuais para a apanha da azeitona no solo. Foram ainda identificados nove homens e dois constituídos arguidos, estes por recetação e apreendidos 50 euros da “transação” da azeitona furtada e recebida pelos dois indivíduos.
Teixeira Correia
(jornalista)