TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): novos formatos e funcionalidades animam gigantes da tecnologia
Já ouviu falar da Alliance for Open Media? Não?! Trata-se de uma parceria entre sete das maiores empresas de tecnologia e multimédia do mundo que tem por objetivo criar uma nova geração de formato de vídeos.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
A parceria conta com sete distintos membros: Amazon, Google, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix e Cisco. A ideia é desenvolver um novo tipo de tecnologia capaz de fazer streaming de alta qualidade de vídeo e de áudio para qualquer tipo de dispositivo.
Uma das prioridades passa pela agilidade do processo, mas o que distingue este projecto é a independência do novo formato quanto a marcas, codecs ou tecnologias relacionadas, o que significa que é open source.
O novo formato de vídeo será focado na reprodução de conteúdos para a Internet, podendo ser transmitido por qualquer largura de banda e exibido em qualquer tamanho de tela de qualquer tipo de dispositivo, independentemente das resoluções.
Quanto a datas, ainda não há.
O Google Docs já não precisa de um teclado (físico ou virtual) para inserir texto. Basta apenas a voz do utilizador que agora pode ditar o texto pressionando um botão com o formato de um microfone.
Ao todo há 40 idiomas diferentes e a “ideia foi fazer com que criar um documento seja mais uma conversa,” declarou o gestor de produto da Google, Ryan Tabone.
Com a nova funcionalidade, o Google Docs torna-se mais prático e evita estar frente a um teclado para longas sessões de trabalho.
Ainda no mundo da Google, há um novo truque para aprender curiosidades de forma simples.
O motor de pesquisa Google responde a quase todas as questões que os internautas têm e agora basta escrever “fun facts” na caixa de pesquisa para que o motor de busca elabore uma lista de curiosidades para o utilizador.
Outra forma do motor de pesquisa devolver curiosidades ao utilizador é escrevendo “i’m feeling curious”.
O resultado das pesquisas aparece (apenas em língua inglesa) na parte superior da página dentro de um “cartão” especial. A partir daqui é uma questão de investir o seu tempo.
Esta semana trouxe-nos mais novidade sobre o serviço Netflix.
Depois de revelada a data de lançamento da Netflix em Portugal e agora já é público o valor que teremos de despender para aderir ao serviço.
De acordo com o pplware o pacote base (com qualidade SD) custará 7.99 euros. Por apenas mais 1 euro podem aderir ao pacote Comum, que oferece acesso a conteúdos em alta definição (HD) e permite que o serviço seja usado em dois dispositivos. O mais caro (11.99 euros) é o pacote High, que é o que mais oferece (4 dispositivos), incluindo até conteúdos em 4K.
E há ainda outra dúvida desfeita. Os conteúdos que já existem noutros países serão acessíveis aos subscritores portugueses e estarão devidamente legendados.
O acesso ao Netflix poderá ser feito de várias formas. Em Portugal a companhia estabeleceu uma parceria com a Vodafone para incluir uma aplicação na Box TV.
Em princípio também o poderão fazer através da vossa consola, uma vez que nos países onde o serviço está disponível a aplicação da Netflix pode ser descarregada para PS4, Xbox One, Wii U, PS3, Xbox 360 e Wii. De igual modo também existe uma aplicação para tablets e smartphones.
A espera termina já no próximo mês de outubro, com o Netflix a ficar disponível em território nacional, prometendo acesso a uma biblioteca digital gigante de séries e filmes.
No cinema, a escolha da semana vai para “American Ultra – Agentes Improváveis”.
Este filme de ação/comédia é realizado por Nima Nourizadeh e conta com a interpretação de atores como Jesse Eisenberg, Kristen Stewart e Topher Grace.
A película “Americana Ultra – Agentes Improváveis” conta a louca história de Mike (Eisenberg), um empregado de uma estação de serviço que vive numa pequena cidade do interior com a sua namorada Phoebe (Stewart) com uma rotina diária, aparentemente, infeliz e desmotivada.
Mas Mike, de repente, vê a sua vida virada do avesso. Ele não sabe mas é um agente da CIA altamente treinado e letal. Melhor mesmo é espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=aITDZkToxPA