Mértola: Município recebe a 3ª edição das Jornadas da Caça entre fevereiro e outubro.


O Município de Mértola anuncia a realização da terceira edição das Jornadas da Caça, que decorrerão entre fevereiro e outubro de 2025. Este ano, a 3ª edição contará, pela primeira vez, com 9 jornadas, duas a mais que a 1ª edição, resultado do feedback recebido das edições anteriores.

Este evento, consolidado como já sendo um marco no setor cinegético nacional, visa reforçar a identidade do território, promover a sustentabilidade da atividade e fomentar o diálogo entre os diversos intervenientes.

Esta terceira edição mantém o formato, com uma iniciativa por mês, iniciando-se em fevereiro e terminando em outubro com a realização da Feira da Caça. As particularidades e informações pormenorizadas (datas, horários, locais, outras) de cada Jornada, são divulgadas atempadamente, nos nossos canais de comunicação.

Tal como em edições anteriores, a iniciativa contará com uma programação diversificada, abrangendo caçadores, gestores cinegéticos e todos os interessados no mundo rural e na conservação da biodiversidade. As jornadas incluem formações, encontros, exposições, caçadas, workshop’s, viagens temáticas e experiências práticas, promovendo uma maior interação e conhecimento sobre a cinegética.

Entre as ações programadas, destaca-se a jornada deste mês de fevereiro, a Montaria no Feminino. Este é um evento anual, habitualmente realizado na região norte do país, mas que este ano em estreita colaboração com o Clube Português de Monteiros e a Federação Alentejana de Caçadores, conseguimos que se realize em Mértola, na Capital Nacional da Caça.

Na jornada de março, iremos ter pela primeira vez a colaboração da Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça (FPTAC), onde o selecionador nacional Custódio Ezequiel, irá partilhar algumas dicas e informações sobre técnicas de tiro.

Em abril, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, vai-nos falar sobre qual o ponto de situação do Lince-ibérico no concelho de Mértola.

Maio, é mês de formações de caça especializadas. Teremos 4 formações na área da cinegética, em parceria com a ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, Clube Português de Canicultura (CPC) e Associação Nacional de Proprietários Rurais (ANPC).

Na jornada de junho, o Município de Mértola, irá tentar proporcionar uma experiência única e inesquecível, na preparação de toda a logística de uma viagem a uma das maiores e mais conceituadas Feiras de Caça da Europa – Game Fair en Loir-et-Cher (França).

No mês de julho, temos a já habitual jornada “Queres ser caçador?”, que oferece uma formação administrada uma vez mais pela ALSUD/Escola de Caça, Pesca e Natureza, com o objetivo de preparar da melhor forma todos os proponentes ao exame para a obtenção da carta de caçador.

Durante todo o mês de agosto, iremos ter na Casa das Artes Mário Elias, uma exposição sobre a biodiversidade e fauna do concelho de Mértola, retratada em fotografias de alta-definição, esculturas em tamanho real e livestreaming de alguma da nossa fauna selvagem.

Em setembro, é a Jornada do Dia do Caçador, uma das jornadas mais aguardadas pelos caçadores residentes no concelho de Mértola, que inclui diversas caçadas e almoço convívio.

E em outubro, à semelhança das edições anteriores, a 3ª edição das jornadas da caça, terminam com a XVI Feira da Caça de Mértola!

Esta 3ª edição conta pela primeira vez com 10 parceiros importantes do setor, evidenciando a credibilidade e importância deste evento para o setor cinegético. Os colaboradores desta 3ª edição são: Escola de Caça, Pesca e Natureza (ECPN), Escola Profissional ALSUD, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Clube Português de Monteiros (CPM), Federação Alentejana de Caçadores (FAC), Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça (FPTAC), Clube Português de Canicultura, Associação Nacional de Proprietários Rurais (ANPC) e diversas Zonas de Caça do concelho.

Com esta iniciativa, Mértola reafirma-se mais uma vez como Capital Nacional da Caça, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade cinegética, a valorização do mundo rural e a preservação da biodiversidade.

Fonte: Município de Mértola


Share This Post On
468x60.jpg