Legislativas 25: Chega ganha no distrito de Beja. No concelho de Beja PS ficou em terceiro.


Chega foi o grande vencedor no distrito de Beja, ganhou em sete concelhos. PS em seis e AD em um. A CDU nem em Serpa ganhou. Chega, PS e AD elegeram os três deputados.

O Chega ganhou no distrito se Beja com 27,73%, o que correspondeu a 20.447 votos e elegeu Rui Cristina, “candidato paraquedista, o Partido Socialista, conseguiu 26,49%, com 19.536 votos o que leva ao regresso de Pedro do Carmo, e a AD-Coligação PSD/CDS, que ficou em terceiro com 20,89%, com 15.407 votos o que permitir a Gonçalo Valente manter-se no Parlamento.

A CDU, apesar da candidatura de Bernardino Soares, não conseguiu o grande objetivo que era voltar a reconquistar o deputado que perdeu o ano passado. Carreira Marques, militante do PCP e antigo presidente da Beja disse: “O PCP entrou num gueto. Vai de vitória em vitória até à derrota final”. Duas décadas depois confirma-se o que Carreira Marques disse sobre o PCP/CDU.

Dos 14 concelhos do distrito de Beja, o Chega ganhou sete: Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Ferreira do Alentejo, Moura e Vidigueira. O PS ganhou os concelhos de Aljustrel, Castro Verde, Cuba, Mértola, Ourique e Serpa. A AD o concelho de Ourique. A CDU nem em Serpa, o seu grande bastião, ganhou.

ELEITOS NO DISTRITO DE BEJA: Rui Cristina (Chega), Pedro do Carmo (PS) e Gonçalo Valente (AD).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg