Foram afixadas na porta do Tribunal de Beja, as listas de candidatos dos cinco partidos e coligações às Autárquicas 2025 ao Município de Beja.
Segundo o mapa com o calendário publicado pela CNE, partidos políticos, coligações de partidos e Grupos de Cidadãos Eleitores (GCE) tinham até às 18:00 de ontem, dia 18 de agosto, para apresentarem as candidaturas às eleições autárquicas perante o juiz de comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município a que se candidatam.
No final do dia, as listas candidatas foram apresentadas foram afixadas imediatamente à porta do edifício do tribunal e ainda durante o dia de hoje, 19 de agosto, o juiz sorteará a ordem das listas no boletim de voto, sendo o resultado enviado à CNE e ao presidente da Câmara do município.
Coligação Democrática Unitária (CDU)
1-Vitor Picado, 2-Evaristo Amaro, 3-Maria de Fátima Estanque, 4-Mareia Gabriela Gonçalves, 5-Paulo Ribeiro, 6-António Rosa e 7-Carla Lança.
Suplentes: 1-Carolina Ribeiro, 2-Daniel Freitas, 3-Célia Casaca, 4-Francisco Garcia, 5-Alexandra Melão, 6- Alberto Rosa
Beja Consegue (PPD/PSD-CDS/PP e IL)
1-Nuno Palma Ferro, 2-Liliana Cabecinha, 3-João Brás da Silva, 4-Luís Filipe Sebastião, 5-Raquel Veloso, 6-Vitor Vasques, 7-Maria Luísa do Rosário.
Suplentes:1-António Quadros e Costa, 2-David Sobral Soares, 3-Ana Isabel Cabral e 4- Maria Teresa Godinho
Bloco de Esquerda
1-Madalena Figueira, 2-Constantino Piçarra, 3-Gina Mateus, 4-João Spencer Parreirinha, 5-Ana Rosa Ramos, 6-Raul Almeida e 7-Ana Paula da Costa.
Suplentes: 1-David Argei e 2-Paula Oliveira.
Partido Socialista (PS)
1-Paulo Arsénio, 2-Maria João Ganhão, 3-João Rodeia Machado, 4-Luís Manuel Murta, 5-António Luísa da Silva, 6-Marco Ferrolho e 7-Renata Veríssimo.
Suplentes: 1-Paula Remédios, 2-Paulo Cardoso, 3-Célia Palma, 4-Maria João Fonseca, 5-Cristina Caeiro, 6-Ana Rita Palma e 7-Maurílio Gaspar.
Chega
1-David Catita, 2-Marta Berenguer, 3-Sérgio Pote, 4-Marta Baltazar, 5-Patrícia Lima, 6-António Santos e 7-João Pedro Baltazar.
Suplentes: 1-Lucília Buerrieri, 2-Luís Miguel Brás e 3-Paula Martins.
Decorre então um período de cinco dias para que o juiz analise a conformidade das listas com a lei e para que os partidos ou movimentos de cidadãos possam impugnar a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer candidato.
Iniciam-se então procedimentos de retificação e, até 01 de setembro, as listas retificadas que foram aceites serão afixadas à porta do edifício do tribunal, embora possam ainda ser admitidos vários recursos da decisão do juiz, que podem seguir até ao Tribunal Constitucional.
As listas candidatas podem desistir do ato eleitoral até 48 horas antes das eleições (09 de outubro). A campanha eleitoral para as eleições autárquicas irá decorrer entre 30 de setembro e 10 de outubro.
Teixeira Correia
(jornalista)