Beja: Assembleia Municipal de hoje, aprova Medalhas de Mérito Municipal.


A Associação de Desenvolvimento Regional Portas do Território (APT) é uma das instituições a quem foi proposta atribuição da Medalhas de Mérito Municipal 2017. A decisão é hoje ratificada na reunião da Assembleia Municipal de Beja.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) a Associação de Desenvolvimento Regional Portas do Território (APT) é uma das instituições a quem foi aprovada na ultima reunião da Câmara Municipal de Beja, realizada a 19 de abril, a atribuição “por unanimidade e escrutínio secreto a atribuição das medalhas às entidades identificadas submetendo-se à Assembleia Municipal para ratificação final”, de acordo com a ata publicada no site do Município.

A Assembleia Municipal de Beja realiza-se hoje, dia 26 de abril de 2017, pelas 18.00 horas, no Salão Nobre do edifício do ex-Governo Civil a aprovação da proposta é um dos pontos da reunião.

A “Associação Portas do Território”, foi criada em março de 2008, e resultou da conjugação de esforços da Câmara Municipal de Beja e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, visando “promover a salvaguarda e a valorização dos monumentos do centro histórico da cidade”. A APT tem, como objectivos fundamentais, recuperar edifícios emblemáticos do património bejense e torná-los acessíveis ao público.

Junto de fonte ligada à APT, foram reabilitados na cidade de Beja a Ermida de Santo André, a Igreja de ao Pé da Cruz, a antiga Capela de Nossa Senhora do Rosário e por fim a Sé Catedral, que tinha um orçamento inicial de 1,5 milhões e euros, onde terão sido gastos menos cerca de 300 mil euros, revelou o nosso interlocutor.

A mesma fonte garantiu ao LN que a recente decisão do Bispo de Beja em extinguir o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, em nada afecta a continuidade da “Associação Portas do Território”, que tem entre outros, como associados institucionais de Beja, a Câmara Municipal, a Diocese, a Santa Casa da Misericórdia e o Turismo do Alentejo.

Recorde-se que em 2001, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, recebeu a Medalha de Mérito Municipal-Grau Prata, atribuído pela Câmara Municipal.

Ao que foi possível apurar duas outras instituições, uma de Beja e outra de uma freguesia rural, estarão também no rol das entidades a quem será atribuídas outras medalhas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg