Beja: Biblioteca, Jardim Público e Cemitério reabrem dia 18 de maio.
O presidente da Câmara de Beja emitiu no passado dia de 4 de maio, um Edital onde determina a abertura, no próximo dia 18 de maio, da Biblioteca, Jardim Público e Cemitério de Beja.
Contrariando uma informada transmitida ao Lidador Notícias (LN) no passado dia 1 de maio, a publicação do Edital três dias depois dava conta da reabertura daqueles espaços. Na altura Paulo Arsénio afirmou que só reabririam no dia 1 de junho, apesar do Governo ter decidido que as bibliotecas podiam abrir a partir dia 4 de maio,
A nova data para reabertura da Biblioteca, Jardim Público e Cemitério, coincide com o final da primeira fase do Estado de Calamidade que ocorre no próximo dia 18 de maio.
Quanto colocado sobre o que mudou entre o dia 1 e o 4 de maio, o autarca justificou que: Não mudou nada de especial. Vão recomeçar no dia 18/05 as aulas presenciais no 11.⁰ e no 12.⁰ ano e entendemos que a reprografia pode ser útil a estes graus de ensino. Como no rés-do-chão funciona também o serviço de empréstimos de livros ao domicílio, podemos abrir os dois, com um máximo de 10 utentes em simultâneo no espaço”.
Sobre se as obras vão interferir no funcionamento dos espaços a abrir, o presidente da Câmara referiu que “as obras decorrem no setor infantil e no novo espaço multimédia pelo que não interferem com a abertura parcial de dia 18. Irei visitar a biblioteca no dia 1 de junho quando reabrir integralmente”, rematou.
Quando foi ouvido pelo LN no dia 1 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Beja, justificou que “a Biblioteca em concreto está em obras no sector infantil. Terá sala totalmente renovada”, acrescentando que a mesma “vai receber a informática/Internet pública toda que estava dividida entre a Biblioteca e a Casa da Cultura”, sustentou.
Paulo Arsénio revelou ainda que o espaço “terá novo horário….e ainda levará acrílicos no atendimento já encomendados e a serem instalados durante o mês de maio”, o autarca diz com orgulho que “nos antecipámos muito ao governo… e já falámos com os trabalhadores também nesse sentido”, rematou.
Quanto ao cemitério e as restrições a que o mesmo pode estar sujeito, o edil referiu que “ainda não está nada definido, apenas que reabrirá dia 18”, rematou.
Teixeira Correia
(jornalista)