O Ministério Público (MP) de Beja acusou Sohail Abbasi, um cidadão paquistanês, de 41 anos, pela tentativa de homicídio com uma faca do seu compatriota Muhammad Chema, de 41 anos, na sequência de uma discussão ocorrida no Monte das Alcaçarias de Cima, na freguesia de Nossa Senhora das Neves, no concelho de Beja.
O caso ocorreu na noite de 20 agosto do ano passado quando os dois homens os dois homens que partilhavam a habitação com outros cidadãos do Paquistão, sendo todos trabalhadores agrícolas se envolveram num confronto físico, provocado pela ingestão de álcool. Na altura da ocorrência e segundo um comunicado da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ), “o relacionamento pessoal entre os dois indivíduos vinha-se a deteriorar ao longo dos últimos dias. Um deles muniu-se de uma faca e esfaqueou o outro causando-lhe graves lesões”, justificaram.
Depois do crime, o indivíduo não deixou o local, tendo sido assistido pelos operacionais dos bombeiros de Beja e detido pelos militares da GNR, já que para por cobro aos desacatos, foi acionado o Destacamento de Intervenção.
Depois da detenção do individuo, este foi entregue à PJ que instruiu o inquérito que é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Beja, tendo sido presente a primeiro interrogatório judicial indiciado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva e recolhido ao Estabelecimento Prisional de Beja, onde se encontra preso.
Na acusação a que o JN teve acesso, o MP acusa o arguido de ter empunhado uma faca se cozinha com 15 centímetros de lâmina e desferiu cinco golpes na vítima que só não lhe provocaram a morte dada a a intervenção médico-cirúrgica a que foi de imediato sujeito no Hospital de Beja.
O MP acusa Sohail Abbasi da prática, em autoria material e na forma tentada, de um crime de homicídio qualificado.
Teixeira Correia
(jornalista)