Beja: Comunidade Terapêutica Horta Nova colabora com Alcoólicos Anónimos
A Comunidade Terapêutica Horta Nova (CT HN) é uma resposta social da Cáritas Diocesana de Beja que tem como missão a recuperação e a reinserção plena de pessoas com dependências quÃmicas.
Será que estamos a assistir à diabolização do álcool e aos seus prejuÃzos? O consumo de álcool está a atingir proporções inéditas e com ele os prejuÃzos associados, tais como os acidentes de viação, o absentismo no trabalho, a violência doméstica, a destruição de famÃlias e vidas, bem como o desgaste fÃsico e a origem de problemas graves de saúde, como doenças cardÃacas, cancro, cirrose e outras, provocadas pelo consumo abusivo de álcool.
Numa época em que o conceito de espaços recreativos, de diversão, está cada vez mais associado ao consumo de substâncias que alterem o estado de consciência, como o álcool, e em que os padrões do seu consumo sofrem profundas alterações, a Comunidade Terapêutica Horta Nova, em colaboração com a associação dos Alcoólicos Anónimos (AA) irá proporcionar aos utentes, que aqui se encontram em tratamento, um espaço de reflexão e testemunho, onde irão partilhar a sua experiência, força e esperança para resolverem o problema comum e ajudarem outros na recuperação do alcoolismo.
Esta intervenção é coadjuvante aos espaços e intervenção psicoterapêutica que a Comunidade Terapêutica Horta Nova presta aos seus utentes, no âmbito do novo programa especÃfico para tratamento de alcoólicos do sexo masculino, com a duração de 6 a 12 meses, dividido em 2 fases.
O objetivo desta colaboração é complementar o tratamento que já é feito na Comunidade Terapêutica Horta Nova e, em estreita colaboração com a Unidade de intervenção Local nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e outras instituições que trabalham sobre esta problemática, proporcionar aos interessados e suas famÃlias, um serviço de proximidade e de qualidade face ao problema do alcoolismo.
Para integrar a Comunidade Terapêutica qualquer pessoa ou familiar poderá fazê-lo através dos contatos disponibilizados no nosso site e/ou dirigir-se pessoalmente à Cáritas Diocesana de Beja ou através do Terapeuta do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Beja.
A Comunidade Terapêutica Horta Nova tem licença para 32 camas, das quais 30 são convencionadas com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e as restantes são privadas.
Das 30 camas convencionadas 10% são disponibilizadas para utentes encaminhados por determinação judicial. A Comunidade Terapêutica Horta Nova dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por 1 Diretora Técnica e Psicóloga ClÃnica, 1 Psicóloga ClÃnica, 1 Assistente Social, 3 Monitores, 1 Médico Psiquiatra e Supervisor, 1 Médica de ClÃnica Geral e Terapêutica Familiar e 1 Professor de Educação FÃsica.