Beja: Diretor Nacional da PSP dá posse ao novo comndante Distrital, Superintendente Adílio Custódio.


O Diretor Nacional da PSP, superintendente Luís Farinha dá hoje posse ao superintendente Adílio Ruivo Custódio, como novo comandante do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Beja.

Adílio Custódio peg_800x800Confirmando a notícia do Lidador Notícias (LN) de segunda-feira, o superintendente Adílio Ruivo Custódio (ao centro na foto) toma hoje posse como novo comandante do Comando Distrital de Beja (CDBeja) da PSP. O ato é presidido pelo Diretor Nacional da PSP, superintendente Luís Farinha.

De acordo com um comunicado do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Distrital de Beja da PSP, a cerimónia de tomada de posse terá lugar no dia 21 de janeiro de 2016, em Beja, pelas 15H30, no Salão Nobre do edifício do antigo Governo Civil. O documento não refere a presença do Diretor Nacional, mas que o LN apurou junto de fonte da Direção Nacional

O superintendente Adílio Custódio estava colocado na Direção Nacional, sendo o responsável pela Inspeção Nacional da Polícia. O novo comandante substitui no cargo o Intendente Paulo Quinteiro, que foi colocado no Comando Distrital de Leiria e que tinha tomado posse no CDBeja no início de junho de 2014.

QUEM É QUEM

O Superintendente Adílio Ruivo Custódio, tem 54 anos, é membro da pool de “Chefes de Equipa de Reforma do Sector de Segurança”, no quadro da Gestão Civil de Crises da Política de Segurança e Defesa Comum da União Europeia.

Funções desempenhadas de 01 de Julho de 2007 a 30 de Setembro de 2010: Chefe da Missão Europeia de Policia de Gestão Civil de Crises na Republica Democratica do Congo “EUPOL RD Congo” e Conselheiro Especial da União Europeia.

Funções de chefia desempenhadas anteriormente no domínio internacional: De 15 de Dezembro de 2004 a 30 de Junho 2007, Chefe da Missão Europeia de Policia de Gestão Civil de Crises em Kinshasa  “EUPOL-Kinshasa” e Conselheiro Especial da União Europeia. “O superintendente Adílio Custódio tem uma experiência de polícia marcante, com méritos profissionais impressionantes e competência em cargos de gestão”, lia-se no texto da sua nomeação. De 21 de Maio a 13 de Dezembro 2004, Responsável pela equipa de precursores para a instalação das Nações Unidas na Républica de Haiti (MINUSTAH), Comissario da Policia Civil (Police Commissioner) das Nações Unidas em substituição e, posteriormente, Chefe de Estado-maior da Polícia Civil  das Nações Unidas na República de Haiti; De 01 de Maio a 31 de Outubro 2003, Comissário da Policia Civil (Police Commissioner) das Nações Unidas na Repùblica Democràtica do Congo (CIVPOL/MONUC).

Outras funções em Missões Internacionais: Coordenador nacional da formação da Policia Nacional Congolesa , no âmbito da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUC) de 11DEZ.01 a 01MAI.03. Coordenador da formação da Policia e “Gendarmerie” Nacionais Centrafricanas , no âmbito da Missão das Nações Unidas na República Centro-africana (MINURCA) de 21JUN.98 a 21DEZ.99.

Formação Universitária: Mestrado em “Direito e Politica de Segurança”, pela Faculdade de Direito da Universidade JEAN MOULIN, LYON III ? França. Pós graduação em Direcção e  Estratégia Policiais (CDEP), pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Lisboa – Portugal. Licenciatura em Ciências Policiais, pela Escola Superior de Policia actualmente, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Lisboa – Portugal. Formação de Comissários de Policia na Escola Nacional Superior da Policia francesa, em Saint-Cyr-au-Mont d?Or – Lyon – França.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg