Beja: Diretor Nacional da PSP dá posse ao novo comndante Distrital, Superintendente AdÃlio Custódio.
O Diretor Nacional da PSP, superintendente LuÃs Farinha dá hoje posse ao superintendente AdÃlio Ruivo Custódio, como novo comandante do Comando Distrital da PolÃcia de Segurança Pública de Beja.
Confirmando a notÃcia do Lidador NotÃcias (LN) de segunda-feira, o superintendente AdÃlio Ruivo Custódio (ao centro na foto) toma hoje posse como novo comandante do Comando Distrital de Beja (CDBeja) da PSP. O ato é presidido pelo Diretor Nacional da PSP, superintendente LuÃs Farinha.
De acordo com um comunicado do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Distrital de Beja da PSP, a cerimónia de tomada de posse terá lugar no dia 21 de janeiro de 2016, em Beja, pelas 15H30, no Salão Nobre do edifÃcio do antigo Governo Civil. O documento não refere a presença do Diretor Nacional, mas que o LN apurou junto de fonte da Direção Nacional
O superintendente AdÃlio Custódio estava colocado na Direção Nacional, sendo o responsável pela Inspeção Nacional da PolÃcia. O novo comandante substitui no cargo o Intendente Paulo Quinteiro, que foi colocado no Comando Distrital de Leiria e que tinha tomado posse no CDBeja no inÃcio de junho de 2014.
QUEM É QUEM
O Superintendente AdÃlio Ruivo Custódio, tem 54 anos, é membro da pool de “Chefes de Equipa de Reforma do Sector de Segurança”, no quadro da Gestão Civil de Crises da PolÃtica de Segurança e Defesa Comum da União Europeia.
Funções desempenhadas de 01 de Julho de 2007 a 30 de Setembro de 2010: Chefe da Missão Europeia de Policia de Gestão Civil de Crises na Republica Democratica do Congo “EUPOL RD Congo” e Conselheiro Especial da União Europeia.
Funções de chefia desempenhadas anteriormente no domÃnio internacional: De 15 de Dezembro de 2004 a 30 de Junho 2007, Chefe da Missão Europeia de Policia de Gestão Civil de Crises em Kinshasa “EUPOL-Kinshasa” e Conselheiro Especial da União Europeia. “O superintendente AdÃlio Custódio tem uma experiência de polÃcia marcante, com méritos profissionais impressionantes e competência em cargos de gestão”, lia-se no texto da sua nomeação. De 21 de Maio a 13 de Dezembro 2004, Responsável pela equipa de precursores para a instalação das Nações Unidas na Républica de Haiti (MINUSTAH), Comissario da Policia Civil (Police Commissioner) das Nações Unidas em substituição e, posteriormente, Chefe de Estado-maior da PolÃcia Civil das Nações Unidas na República de Haiti; De 01 de Maio a 31 de Outubro 2003, Comissário da Policia Civil (Police Commissioner) das Nações Unidas na Repùblica Democrà tica do Congo (CIVPOL/MONUC).
Outras funções em Missões Internacionais: Coordenador nacional da formação da Policia Nacional Congolesa , no âmbito da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUC) de 11DEZ.01 a 01MAI.03. Coordenador da formação da Policia e “Gendarmerie” Nacionais Centrafricanas , no âmbito da Missão das Nações Unidas na República Centro-africana (MINURCA) de 21JUN.98 a 21DEZ.99.
Formação Universitária: Mestrado em “Direito e Politica de Segurança”, pela Faculdade de Direito da Universidade JEAN MOULIN, LYON III ? França. Pós graduação em Direcção e Estratégia Policiais (CDEP), pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Lisboa – Portugal. Licenciatura em Ciências Policiais, pela Escola Superior de Policia actualmente, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Lisboa – Portugal. Formação de Comissários de Policia na Escola Nacional Superior da Policia francesa, em Saint-Cyr-au-Mont d?Or – Lyon – França.
Teixeira Correia
(jornalista)