Beja: Festa das Maias e Mercado das Flores nas “Portas de Mértola”.


As “Portas de Mértola” recebem hoje a Festa das Maias e o Mercado das Flores, iniciativas da Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Câmara Municipal de Beja.

A cidade de Beja volta a cumprir a tradição romana. 2000 anos nos separam das primeiras celebrações pagãs dedicadas à Deusa Maia, mas em pleno século XXI é com a mesma pureza e alegria que as Maias de Beja anunciam a chegada da Primavera.

Nas Portas de Mértola fazem questão de continuar com uma tradição que resistiu ao tempo, e pedem uma moedinha a quem passa pelo centro da cidade. Em troca um ramo de flores silvestres, apanhadas nos campos verdejantes que circundam a cidade.

Este ano, o evento trouxe à Biblioteca Municipal José Saramago uma conferência subordinada ao tema “No tempo em que as flores falavam: a mitologia na antiguidade” que contou com a presença de Filomena Barata, do Museu Nacional de Arqueologia-Direção Geral do Património Cultural.

A Festa das Maias é uma organização da Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja, e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Florir Beja – Mercado das Flores é hoje.

A Câmara Municipal de Beja promove na manhã de hoje, dia 6 de maio, na rua Capitão João Francisco de Sousa, mais uma edição do Mercado das Flores.

Esta iniciativa coincidirá com a Festa das Maias, promovida pela ADPBeja – Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, com o apoio do Município, e o Mercado Livre de Antiguidades. O Mercado das Flores está inserido no “Florir Beja”, que pretende envolver os munícipes na iniciativa e procura dar cor à cidade através da colocação de flores nas varandas/janelas, fachadas e jardins.


Share This Post On
468x60.jpg