Beja: Instituto Politécnico com menos camas para estudantes.


O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai contar com menos 12 camas para alojamento de estudantes do ensino superior no ano letivo 2020/21.

A revelação foi feita em comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), sobre a disponibilidade dos alojamentos locais e hotéis para alojamento de estudantes do ensino superior para o corrente ano letivo.

Segundo o documento o IPBeja vai contar com menos 12 camas para alojamento de estudantes do ensino superior no ano letivo 2020/21, justificando o (MCTES) que a redução se fica a dever à “capacidade revista nas residências de estudantes resultante das adaptações estabelecidas pelas autoridades de saúde no atual contexto de pandemia, setembro 2020”.

O IPBeja em 31 de dezembro de 2019 tinha 382 camas disponíveis passando a ter 370 camas, o que significa a perda de 12 camas, uma variação negativa de 3%.

O MCTES, revela que cerca de mais 4500 novas camas serão disponibilizadas em todo o país para os estudantes do ensino superior através de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis, representando um aumento de 16% face ao total de camas disponibilizadas no ano letivo anterior.

Este processo resulta de acordos estabelecidos com a Movijovem e as várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local fixam ainda valores de mensalidades indexados aos complementos de alojamento para bolseiros deslocados.

Haverá uma Majoração de Complemento de Alojamento para bolseiros de Ação Social, 2020-2021, que no caso do concelho de Beja terá um limite de 219 euros.

Os dados disponibilizados pelo “Observatório digital do alojamento estudantil” (https://www.student.alfredo.pt/) identificavam à data de 18 de setembro de 2020, cerca de 10.520 quartos em todo o país.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg