Cabeça Gorda: Junta de Freguesia organiza “Viver Abril” para celebra aniversário e o 25 de Abril.
A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda organiza a Iniciativa “Viver Abril” que decorre até ao próximo dia 26 de Abril que visa celebra o seu 114.º Aniversário da aldeia e o 41.º Aniversário do 25 de Abril.
Constituída em 11 de Abril de 1901, a freguesia de Cabeça Gorda comemora esta ano o seu 114.º Aniversário com as suas gentes, tradições e costumes, numa lógica de preservação do nosso património histórico e cultural. A iniciativa conta com a colaboração e com a participação de todas as coletividades e associações da freguesia, envolvendo cerca de uma centena de dirigentes associativos na área da cultura, do recreio, do desporto e do associativismo juvenil.
De acordo com um comunicado emitido pela Freguesia de Cabeça Gorda, esta dá conta que ao longo dos últimos 12 anos se processou “uma dinâmica do associativismo em crescente, passando em 2005 de 8 associações/colectividades para 15 associações/colectividades e grupos informais em 2015, numa freguesia com pouco mais de 1364 habitantes (censos 2011)”.
O seu presidente, Álvaro Nobre sustenta que “este aumento de dirigismo associativo, voluntário e benévolo, é fruto das opções políticas até então tomadas, que vão de encontro ao apoio jurídico, financeiro e logístico que as associações necessitam” e que a Junta de Freguesia tem proporcionado ao longo dos anos aos seus dirigentes.
Destaques da iniciativa
Do conjunto de iniciativas a realizar durante o mês de Abril, destacamos a Inauguração de uma exposição sobre o 25 de Abril de 1974 da autoria do grupo de teatro “Jodicus”, um almoço comemorativo dos 114.º aniversário da Freguesia, a missa solene em Honra da Freguesia, o reconhecimento público ao Grupo Coral da Freguesia de Cabeça Gorda, os tradicionais torneios de jogos populares, o almoço convívio da Liberdade (25 de Abril) e o concerto com o Coro do Carmo, são algumas das inúmeras iniciativas que terão lugar na freguesia com entradas livres.
A par desta iniciativas os restaurantes e tabernas da freguesia estarão abertos com o tradicional prato de borrego e cogumelos silvestres, bem como outras iguarias gastronómicas. O Parque Biológico da Freguesia estará disponível para visitas nos seus cerca de 300 hectares, através de visitas organizadas previamente marcadas na Junta de Freguesia.
Teixeira Correia
(jornalista)