Ciclismo: Reguengos de Monsaraz recebe partida da Volta a Portugal 2017.
Reguengos de Monsaraz vai receber, no dia 6 de agosto, a partida da 2ª etapa da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta/ Santander Totta. A “Portuguesa” regressa 16 anos depois à quela cidade alentejana. O ano passado, Alcácer do Sal recebeu a partida da última etapa em linha da prova.
O “anúncio” da partida da Volta da cidade alentejana, foi feito por José Calixto (ao centro na foto), presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, na sua página de facebook, que também “postou” uma fotografia, com Joaquim Gomes e Davide Pereira, diretores da Organização e Comercial da Podium Events., a entidade organizadora da Volta a Portugal.
A edição 2017 assinala 90 anos desde a primeira edição, realizada em 1927, e a segunda etapa, com partida da Praça da Liberdade, vai ligar Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco.
Os responsáveis da Podium estiveram ontem em Reguengos para “acertar” os pormenores junto do MunicÃpio, entidade que liderou as negociações das quais fizeram igualmente parte a ERT – Turismo do Alentejo e os MunicÃpios de Redondo, Vila Viçosa e Borba, localidades a serem percorridas durante a etapa da Volta.
A Volta a Portugal esteve pela primeira fez em Reguengos de Monsaraz em 2001, numa tirada toda ela alentejana, com final no Cabeço do Mouro (Portalegre), cujo camisola amarela à partida era Pedro Martins (Tavira), que tinha ganho a etapa do dia anterior em Évora. No Cabeço do Mouro, o vencedor foi o russo Andrei Zintchenko (LA/ Pecol), que arrebatou a amarela ao algarvio.
O triunfo final da “portuguesa” pertenceu ao suiço, Fabian Jeker (Milaneza/ Maia/ MSS), com o atual diretor da Volta, Joaquim Gomes, terminou no 5º lugar, representando a equipa portuense do Carvalhelhos/ Boavista.
A Volta a Portugal/ Santander Totta de 2017 terá inicio dia 4 de agosto, com um prólogo em Lisboa e final em Viseu no dia 15, 3ª feira, Dia de Santa Maria, feriado nacional.
