O Concelho de Beja é o que mais infetados com covid-19, com 218 casos ativos e 14 mortes. Alvito é agora o único município “limpo”.
A existência de 218 casos ativos de covid-18, de um total de 380 casos acumulados desde o início da pandemia e 14 mortes, fora os números que pesaram na decisão do Governo em colocar o Município de Beja na lista dos concelhos de alto risco da covid-19. Alvito é agora o único município sem qualquer caso, depois do aparecimento de infetados em Almodôvar e Barrancos, que no passado dia 28 de outubro estavam “limpos”.
Os números constam do relatório de Situação Diário do Baixo Alentejo-COVID 19, que a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) publicou esta segunda-feira na sua página de facebook, onde dá conta que já faleceram 19 pessoas e há 297 casos ativos da doença, nos 13 concelhos da sua área de jurisdição, exceção feita ao município de Odemira.
Os números da CIMBAL revelam que já se registaram 14 mortes no concelho de Beja, 10 das quais ocorreram em dois lares entre 20 e 30 de outubro, 2 nos concelhos de Moura e Ourique e um em Almodôvar. Existindo o registo de 28 novos casos de infetados com covid-19.
Dos 297 casos ativos nos treze municípios, Beja com os referidos 218, é o concelho mais afetado, seguindo-se Ferreira do Alentejo com 22, Serpa com 20 e Cuba com 10. Abaixo da dezena de casos estão Aljustrel e Mértola com 6 casos cada, Moura, Vidigueira, Ourique e Castro Verde com 3 cada um, Barrancos e Almodôvar com um caso cada e finalmente Alvito que é agora o único município “limpo” de covid-19.
Quanto a internados há 26 infetados, 22 em enfermaria e quatro na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), tendo 44 pessoas já tido alta médica, estando 811 pessoas em vigilância ativa.
A CIMBAL revela que desde o início da pandemia, nos treze concelhos, já se registaram um total de 796 infetados e 479 recuperados, sendo que o número de infirmados ou não confirmados é de 6607 casos. Beja é o concelho onde se registaram mais casos de covid-19, num total de 380, seguido de Moura com 168, Serpa com 59 e Ourique com 52 casos. Os restantes nove municípios já tiveram menos que meia centena de positivos, sendo que Alvito está “a zeros” no número de casos confirmados, ativos, recuperados e óbitos.
Sabendo da gravidade da situação na região, a CIMBAL apela a que “seja mantida a serenidade e cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde”.
Teixeira Correia
(jornalista)