Covid-19: Câmara de Ourique assegura pagamento de testes à comunidade escolar.


A escola é da responsabilidade logística do município, sem respostas de quem de direito, as Autoridades de Saúde regionais, tomou uma posição pública.

Sem respostas da Autoridades de Saúde da região, para a realização de testes à comunidade educativa do Centro Escolar de Ourique (CEO), a Câmara Municipal decidiu contratar o ABC-Algarve Biomedical Center para a efetivação dos testes de despistagem à covid-19.

“Trabalhámos para a concretização da resposta que se impunha”, justifica o presidente do Município sobre a realização dos testes que segundo Marcelo Guerreiro “serão iniciados esta quinta-feira aos alunos do Jardim de Infância e 1º Ciclo”, para avaliar a situação, com o objetivo de tranquilizar as famílias e a comunidade do concelho.

O autarca justifica que “só depois dos resultados dos testes e da desinfeção dos espaços do CEO estaremos em condições de retomar as atividades”, acrescentando Marcelo Guerreiro que se devem respeitar os cuidados básicos como “o uso da máscara, as distâncias sociais, a etiqueta respiratória e a lavagem/desinfeção das mãos”, concluiu.

Recorde-se que o caso foi despoletado na passada sexta-feira quando foi identificado um caso positivo de uma funcionária que desempenha funções em contato com parte significativa do universo escolar e um caso de contágio familiar que frequenta a Escola EB2,3/S de Ourique.

Logo que a situação detetada, o Centro Escolar (Jardim de Infância e 1º Ciclo) foi encerrado e, a turma da Escola, frequentada pelo aluno, foi colocada em quarentena preventiva.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a que pertence Autoridade de Saúde Pública, continua a prestar qualquer esclarecimento sobre a situação, inclusivamente à Câmara Municipal de Ourique.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg