Évora: ASAE fecha cozinha de creche por presença de insetos em massas


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) revela na sua newsletter de maio, que encerrou a cozinha de uma creche, no concelho de Évora, por entre outras coisas, ter encontrado “insetos nas massas”.

MASSAS C BICHOS_800x800No âmbito de uma ação conjunta com a Segurança Social de Évora, a Unidade Operacional Évora procedeu à inspeção a uma instituição de solidariedade social – creche / infantário, no concelho de Évora tendo como resultado o levantamento de procedimento criminal por existência de géneros alimentícios anormais avariados e corruptos. Foi ainda determinada a suspensão de atividade da cozinha daquele estabelecimento, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, tendo-se procedido à apreensão de carnes congeladas, massas e óleos alimentares por:

– Datas de durabilidade mínima ultrapassadas (alguns há mais de um ano) e deficiente acondicionamento;

– Presença de insetos nas massas.

ASAE lembra principais normas

Além da legislação específica do setor, os infantários devem seguir políticas que garantam o cumprimento das boas práticas de higiene e da implementação do Regulamento CE 852/2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios uma vez que os utilizadores são grupos de risco com maior vulnerabilidade devido à sua faixa etária.

São objetivos específicos das creches:

  1. a) Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
  2. b) Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
  3. c) Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, encaminhando adequadamente as situações detetadas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg