(Exclusivo) Beja: Manuel Baganha deixa, por limite de idade, o comando dos Bombeiros em 31 de outubro.


Manuel Baganha, cessa funções como comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, no dia 31 de outubro, por limite de idade. Em 2014, recebeu o Crachá de Ouro, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O processo de escolha do sucessor inicia-se na próxima semana.

manuel-baganha_800x800Após 26 anos como comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB), Manuel Baganha cessa funções, no próximo dia 31 de outubro, por ter atingido o limite de idade permitido por lei, 65 anos.

Em maio de 2014, nas comemorações dos 125 anos dos BVB, Manuel Baganha foi agraciado com o Crachá de Ouro, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia presidida pelo então secretário de Estado da Administração, João Almeida, na foto à esquerda, ao centro Manuel Baganha e à direita Rodeia Machado, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Beja.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), mandatado pela direção, Rodeia Machado vai reunir na próxima semana com o efectivo do Corpo de Bombeiros, por forma a auscultar as opiniões sobre o nome do substituido de Manuel Baganha.

No decurso da primeira quinzena de outubro a direção vai reunir e escolher o novo comandante a quem endereçará o convite para ocupar o lugar. Caso o convite seja aceite, será depois o mesmo ratificado pelo órgão de gestão dos BVB e tornado público.

A direção pode optar por um dos graduados do Corpo de Bombeiros, segundo-comandante, adjunto ou chefe, ou então por uma figura externa, mesmo que não tenha formação de bombeiro. A suceder tal caso, o elemento terá que frequentar um curso de formação na Escola de Bombeiros e só depois assumirá o cargo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg