Exército: General Nuno Farinha nomeado comandante da BrigInt.


Promovido no passado sábado, por despacho de homologação do Presidente da República, ao posto de Brigadeiro-general, Nuno Farinha, tomou ontem posse como comandante da Brigada de Intervenção, sediada em Coimbra.

Tal como o Lidador Notícias (LN) revelou, uma das possibilidades de colocação do oficial-general era o comando da Brigada de Intervenção (BrigInt), o LN pode confirmar que o Nuno Farinha tomou ontem posse como comandante da BrigInt, unidade instalada no Aquartelamento de Sant’Ana, em Coimbra.

O general já esteve na BrigInt, durante um período de quatro meses, como 2º comandante, tendo depois sido colocado no Estado-Maior para a Divisão de Planeamento e Forças. A Brigada de Intervenção está sob a dependência hierárquica do Comando das Forças Terrestres e tem sob o seu comando os Regimentos de Artilharia n.º5 (Vendas Novas) e Antiaérea N.º 1 (Queluz), Cavalaria N.º6 (Braga), Engenharia N.º 3 (Espinho), Infantaria N.º13 (Vila Real), Nº14 (Viseu) e Nº 19 (Chaves), Transmissões (Porto) e a Unidade de Apoio da Brigada de Intervenção (Coimbra).

O Brigadeiro-General de Infantaria Nuno Manuel Mendes Farinha é natural de Évora, e foi promovido ao posto de oficial-general no passado dia 8 de janeiro.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente no Regimento de Infantaria Nº3 (RI 3), no Quartel-General da Região Militar Sul (QG RMS), no Estado-Maior do Exército (EME), no Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM), no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), na Direção de Doutrina do Comando de Instrução e Doutrina do Exército (DD/CID), no Comando das Forças Terrestres e, mais recentemente, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (GabCEMGFA), onde desempenhou a função de Assessor Pessoal.

Foi promovido ao posto de Coronel em 1 de janeiro de 2015 e antes de frequentar o curso de oficiais generais, foi Comandante do Regimento de Infantaria Nº 13 (Vila Real). Em agosto de 2019, como Coronel Tirocinado foi nomeado para o cargo de segundo comandante Brigada de Intervenção (BrigInt), sediada em Coimbra.

Nuno Farinha é casado, tem dois filhos e reside em Beja há mais de três décadas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg