A aeronave da companhia portuguesa, cuja base está sediada no Terminal Civil de Beja (TCB), transportou um pequeno número de turistas, cientistas e carga essencial para aquele continente.
O Hi Fly 9H-SOL é um A340-313HGW (Alto Peso Bruto) com peso máximo de decolagem de 275 toneladas.
O avião, um dos que habitualmente está estacionado do TCB, foi alugado pela White Desert, proprietária do Wolf’s Fang, um novo acampamento de aventura de luxo naquele continente e partiu da Cidade do Cabo, na Africa do Sul, numa viagem de 2.500 milhas náuticas, com pouco mais de cinco horas de voo em cada sentido.
A tripulação foi liderada pelo Capitão Carlos Mirpuri que, no seu diário de bordo seu escreveu que este “não era apenas mais um voo”. Hi Fly 9H-SOL é um A340-313HGW (Alto Peso Bruto) com peso máximo de decolagem de 275 toneladas.
“Existem especificidades relacionadas com esta operação muito remota que estaríamos a realizar como, por exemplo, o ambiente hostil que enfrentaríamos e a necessidade de garantir que roupas de proteção adequadas estariam a bordo”, adiantou o também vice-presidente da Hi Fly.
Carlos Mirpuri descreveu assim o que iam encontrar na Antártida: “Uma pista de gelo glacial azul é difícil. Pode suportar um avião pesado. A sua profundidade é de 1,4 km de gelo duro e livre de ar. A próxima coisa importante é que quanto mais frio, melhor. A pista com 3.000 metros de extensão, pousar e parar um A340 tão pesado daquele aeródromo não seria problema. Pelo menos não no papel, já que nunca um A340 pousou antes em um gelo glacial azul”.
O Capitão Carlos Mirpuri, também vice-presidente da Hi Fly, definiu assim esta ida e volta à Antártida: “Todos os objetivos para este primeiro voo foram cumpridos”.
Teixeira Correia
(jornalista)
Notícia: Lidador Notícias/ JN/ Hi Fly
Foto: Marc Bow