Reguengos de Monsaraz: Munícipio entregou parcelas de terreno à população para cultivo de hortas


O Município de Reguengos de Monsaraz entregou as parcelas de terrenos cedidas gratuitamente à população para cultivar os seus produtos hortícolas.

REG.MOZ- Hortas urbanas_800x800O projeto Hortas Urbanas está a ser desenvolvido num terreno localizado próximo da antiga estação de caminho-de-ferro, dividido em 43 parcelas de terra de 30 metros quadrados cada. Do total, 38 parcelas foram entregues a particulares e cinco a pessoas coletivas sem fins lucrativos.

“Vá para a Horta!” é uma proposta da autarquia que beneficia o município com um equipamento comunitário com uma importante componente social, promove uma maior autonomia alimentar das famílias e uma alimentação mais saudável com base na sustentabilidade ambiental. Os utilizadores podem semear culturas hortícolas, flores de corte e plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

As hortas urbanas têm como objetivos complementar fontes de subsistência alimentar aos beneficiários, reforçar o apoio social às famílias carenciadas, desenvolver hábitos alimentares saudáveis, promover a sensibilização ambiental e social da comunidade e promover o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis. Com as hortas possibilita-se também o acesso gratuito à prática agrícola a quem não possui terrenos para esse efeito, potencia-se a utilização da compostagem e sensibiliza-se relativamente às questões dos resíduos orgânicos da horta e à sua importância para a melhoria da fertilidade do solo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg