Sporting: Partida de Beja rumo a Graz na Austria.


“Há os mouros e os outros, os puros”, responde Frederico Varandas sobre o caso Carlos Xavier. Adeptos leoninos estiveram no aeroporto a apoiar a equipa.

“Durante anos ouvi pessoas referirem-se às pessoas de Lisboa como mouros, num discurso xenófobo, deixando perceber que numa parte de Portugal há os puros e há os outros, que são os mouros”, numa reação agastada do presidente do Sporting Clube de Portugal (SCP) esta tarde em Beja à partida do clube para a Austria onde vai defrontar o Sturm Graz.

Frederico Varandas falava aos jornalistas à sua chegada ao aeroporto de Beja, numa reação ao processo disciplinar levantado pelo Conselho de Disciplina (CA) na FPF na sequência das palavras do antigo jogador sportinguista Carlos Xavier em relação ao portista Taremi.

O presidente do SCP acrescentou que “não sei que o CA tem noção, creio que sim, mas mouros, são sarracenos e quem pratica o Islão, como português não acho piada e acredito que os muçulmanos também não acharão piada”, não concretizado qual vai ser a posição do clube perante a hipótese do Estádio de Alvalade por ser fechado entre 2 e 5 jogos.

O líder leonino justificou que “o Carlos Xavier teve um comentário infeliz do qual se retratou perante toda a gente, porque o Sporting não se revê nesse tipo de comentários. Mas há pessoas que podem dizer tudo o que querem neste País”, rematou Frederico Varandas.

Ouvido em exclusivo pelo Lidador Notícias (LN), uma vez que os adeptos, patrocinadores e alguns funcionários do clube embarcaram antes da chegada da equipa, Manuel Fernandes, o eterno capitão e goleador do Sporting, mostrou-se surpreendido com a instauração do processo por parta do Conselho de Disciplina da FPF: “estou a saber por vocês desse assunto, desconhecia tal facto. É para desestabilizar o Sporting. Isso é brincar connosco. Mas já vi e ouvi tanta coisa no futebol português que nada me espanta”, justificando que “somos a ,melhor equipa a jogar futebol em Portugal”, justificou.

O Sporting joga amanhã às 20,00 horas, na Merker Arena, em Graz, contra o Stirm Graz, em jogo a contar para o Grupo D, da Fase de Grupos da UEFA Europe League, do qual fazem também parte a Atalanta e o Raków Czestochowa.

Adeptos bejenses apoiam a equipa

Mais de uma centena de adeptos do Sporting marcaram presença à porta do aeroporto de Beja para receberem a equipa e deixarem o seu apoio, mas também conseguir uma selfie e autógrafos.

Jogadores, treinador e presidente foram muito saudados, não faltando o reconhecimento ao inevitável Paulinho, o incansável técnico de equipamentos do clube.

Antes da chegada da equipa, já os adeptos e patrocinadores que se deslocavam no mesmo avião da equipa estavam a bordo do avião da HiFly para rumarem a Graz, na Austria.

Desconfiado mas optimista, Manuel Fernandes, o antigo jogador leonino comentava em exclusivo ao Lidador Notícias: “temos três equipas para ganhar e a Atalanta é para mim a mais forte. A experiência com as equipas austríacas nunca foi de muita sorte para o Sporting. É um jogo difícil mas temos tudo para ganhar. Neste momento, somos a melhor equipa a jogar futebol em Portugal”, rematou.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg