TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): breves em várias áreas e até um micro regresso.
A empresa de cibersegurança Tessian desenvolveu um estudo, designado The State of Data Loss, onde se conclui que 52% dos trabalhadores acredita que podem dar menos importância aos comportamentos de risco durante o teletrabalho.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Isto mostra que, ao trabalhar a partir de casa, as pessoas acabam por descurar nas medidas de segurança, o que por conseguinte pode comprometer dados sensÃveis da empresa, uma vez que os funcionários estariam mais predispostos a partilhar ficheiros confidenciais via e-mail, do que por outras vias mais seguras.
O estudo apontou ainda várias razões para este menor cuidado com as questões de segurança, nomeadamente não terem as mesmas ferramentas de segurança como as que têm nos escritórios. Por outro lado, em casa, os funcionários acabam por ignorar as medidas de segurança recomendadas ao tentarem concluir as tarefas mais rapidamente. Há também quem afirme que se distrai mais em casa, o que leva a, involuntariamente, darem menos atenção à segurança.
O Facebook está a lançar em Portugal a ferramenta de gestão de privacidade “Manage Activity”, o que vai permitir aos utilizadores arquivarem e eliminarem publicações. O objetivo passa por permitir uma melhor gestão da presença no Facebook, com a funcionalidade a ser lançada primeiro na versão mobile.
A funcionalidade de arquivar no Facebook é, assim, indicada para remover conteúdo que o utilizador não quer que outros vejam na rede social mas que, ainda assim, quer guardar para si.
Para facilitar esta gestão de publicações, o “Manage Activity” permite, ainda, visualizar e gerir vários conteúdos em simultâneo. A funcionalidade integra também filtros que permitem pesquisar conteúdos em concreto.
Partilhar a sua localização num qualquer encontro com amigos é, por vezes, uma tarefa difÃcil. A Google vai facilitar este processo ao permitir partilhar os códigos Plus Code com maior rapidez.
Para partilhar a localização com maior rapidez terá de aceder ao Google Maps, pressionar o ponto azul onde se encontra no mapa e aceder ao código alfanumérico. Ao premi-lo este será automaticamente transferido para a área de transferência e poderá partilhá-la diretamente com os seus amigos.
A atualização está a ser lançada gradualmente mas, dado que a alguns utilizadores já são capazes de a usar, não deverá demorar muito para que todos possamos fazer uso dela.
O Spotify anunciou que removeu o limite no número de músicas que é possÃvel adicionar à s listas pessoais.
Segundo o The Verge, o serviço de streaming disponibiliza mais de 50 milhões de músicas mas, ainda assim, permitia que os utilizadores adicionassem apenas 10 mil músicas às respetivas listas.
A remoção deste limite era um dos pedidos mais frequentes dos utilizadores do serviço, com o Spotify e trabalhar numa solução pelo menos desde 2017.
A Sega fez 60 anos neste dia 3 de junho e o aniversário foi assinalado com o anúncio do lançamento da Game Gear Micro, numa reedição da sua consola portátil retro.
A Game Gear, consola de 8 bits, chegou ao mercado no inÃcio da década de 1990 para competir com o Game Boy da Nintendo. Apesar de nunca ter alcançado o sucesso pretendido, a consola merece agora que se reedite numa versão moderna.
A Game Gear Micro deve ser lançada no próximo dia 6 de outubro e em quatro cores: azul, amarelo, preto e vermelho.
Trata-se de uma consola portátil, muito compacta (com 80 mm de largura e um ecrã de 1,15 polegadas), que tal como outras reedições do género, deverá chegar às lojas já com vários jogos carregados. Outro dos detalhes que estas imagens nos revelam é que Sonic será um dos jogos suportados pelo sistema.
O preço base desta Game Gear Micro é de 46 dólares.