TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): dados, mais dados e algumas coisas engraçadas.
Dados da App Annie indicam que, no ano passado, foram descarregadas mais de 90 mil milhões de aplicações para Android e iOS das lojas oficiais. Por outro lado, o tempo gasto pelos utilizadores com essas apps também tem crescido nos últimos anos.
O estudo, realizado em nove países, mostra que os utilizadores abrem aproximadamente 10 aplicações todos os dias e cerca de 30 por mês. Estas 30 apps “ativas” representam, normalmente, um terço de todas as aplicações descarregadas nesse período de tempo.
Quanto ao sistema operativo móvel, os utilizadores de iOS são apontados como um pouco mais “ativos” do que os fãs de telefones Android. Ao invés, estes últimos vencem, claramente, na utilização de jogos: mais 30% do que os seguidores da plataforma da Apple.
O Facebook continua a ser a rede social número um. A plataforma encerrou o primeiro trimestre de 2017 a crescer (e isto nem sequer é novidade).
No relatório financeiro referente aos primeiros três meses do ano, recentemente apresentado, o Facebook anuncia que já regista 1,94 mil milhões de utilizadores ativos todos os meses desde o passado dia 31 de março. O valor representa um aumento de 300 milhões face ao período homólogo.
Traduzido por receitas, este número significou um rendimento total de 8,03 mil milhões de dólares ao longo do trimestre, mais 49% do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. O valor é também superior ao previsto pelos analistas que apontavam para um cenário um pouco mais modesto a situar-se na ordem dos 7,83 mil milhões.
De acordo com o Facebook, este crescimento deve-se a uma proporcional melhoria nos acordos de publicidade para plataformas móveis. O segmento representa agora 85% das receitas totais da rede social.
Mas as boas notícias no império de Mark Zuckerberg vão para lá do Facebook. No Instagram e no WhatsApp os números são igualmente positivos. As Stories do Instagram atingiram valores de utilização na ordem das centenas de milhões. No WhatsApp, a mesma funcionalidade, que foi ali batizada como Status, já chega aos 175 milhões utilizadores.
O anime Dragon Ball Super, em colaboração com a plataforma Kirin, desenvolveram um website onde os utilizadores podem criar o seu próprio personagem no universo Dragon Ball, combatendo depois com guerreiros criados por outros.
Dificuldade? O site está totalmente em japonês! É por isso difícil de navegar e perceber ao certo o que estamos a fazer. Solução? Apostar na tentativa e erro até percebermos o que cada comando faz.
A ferramenta ‘Welcome Dragon Ball World’ pode ser divertida depois de algumas experiências. Depois de criada a nossa personagem, podemos partilhá-la nas redes sociais, combater e ir ampliando o seu poder de combate até alcançar o nível máximo, 5 neste caso.
O website Ultimate Guitar criou uma lista com as 40 melhores bandas grunge de sempre.
Nascido em meados da década de 80 e explodindo de popularidade no início dos anos 90, o grunge apaixonou gente de todo o mundo e marcou uma geração inteira – a denominada Geração X – através de guitarras ruidosas e espírito pós-punk.
Bandas como os Nirvana, Pearl Jam ou Soundgarden são ainda hoje vistas como exemplos máximos do género, e estes três exemplos surgem, naturalmente, nos lugares de topo desta lista.
Confira aqui a lista completa, ordenada do quadragésimo classificado para o primeiro: Violent Soho, Blood Circus, The Nixons, Coffin Break, Downface, Hammerbox, Paw, Truly, Malfunkshun, Love Battery, My Sister’s Machine, Days of the New, Gruntruck, 7 Year Bitch, Candlebox, Babes in Toyland, YouTube preview picture, Local H, Soul Asylum, Skin Yard, Bush, Hole, TAD, Meat Puppets, Green River, Jane’s Addiction, L7, Silverchair, The Smashing Pumpkins, Mudhoney, Mother Love Bone, Screaming Trees, Mad Season, Temple of the Dog, Dinosaur Jr., Stone Temple Pilots, Melvins, Soundgarden, Pearl Jam, Alice in Chains e… Nirvana!
Continuamos no mundo da música mas passamos de um ranking para um quiz.
A Esquire elaborou um curto teste em que o objetivo é acertar corretamente nos títulos de todas as canções escutadas. São cinquenta ao todo e de diversos géneros musicais.
O quiz estende-se por dez níveis, com três graus de dificuldade, em que o vencedor será aquele que conseguir adivinhar tudo aquilo que ouve, como um verdadeiro Shazam humano.
Teste aqui: http://www.esquire.com/entertainment/music/quizzes/a53194/music-iq-quiz/
No cinema, estreia esta semana “Rei Artur: A Lenda da Espada”.
Ação, aventura e drama são os géneros dominantes neste filme realizado pelo aclamado Guy Ritchie.
Charlie Hunnam, Hermione Corfield e Annabelle Wallis e Jude Law estão no elenco, numa história que nos situa no assassinato do pai de Artur, situação que Vortigern (Law), tio de Artur, aproveita para usurpar a coroa.
Privado do seu direito de berço e sem qualquer ideia de quem realmente é, Artur acaba por crescer da maneira mais dura nas ruas e vielas da cidade. Mas no momento em que ele retira com sucesso a mítica espada da pedra, a sua vida sofre uma reviravolta e ele vê-se forçado a honrar o seu legado.
Falta espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Hash11GhMLE