A falta de condições dos tribunais portugueses levou a que o Sindicato de Funcionários Judiciais decidisse percorrer todo o país para avaliar de perto os problemas existentes.
O projeto chama-se “Caravana da Justiça” e teve início na manhã de ontem em Caminha e hoje e amanhã vai percorrer o distrito de Beja com duas viaturas. Amanhã, 1 de outubro, visitará o Tribunal de Beja.
Quinta-feira, 30 de setembro- Viatura 1: Tribunais de Mértola, Serpa, Moura e Cuba e Viatura 2: Tribunais de Beja e Ferreira do Alentejo.
Sexta-feira, 1 de outubro- Viatura 2: Tribunais de Almodôvar, Ourique e Odemira.
O projeto “Caravana da Justiça” consiste numa passagem por todos os Tribunais de Portugal continental por membros deste Sindicato, em seis viaturas devidamente identificadas como fazendo parte desta caravana da justiça.
Tal tem por objetivo recolher informação exaustiva junto dos Delegados Sindicais de cada tribunal sobre as condições de trabalho, tanto a nível das condições dos edifícios, de instalações, equipamentos e segurança, como a nível de recursos humanos e, bem assim, recolher testemunhos de vida dos Oficiais de Justiça que assim o desejem, sendo entregue formulário para o efeito.
A informação recolhida será entregue ao Presidente da Assembleia da República, no próximo dia 15 de outubro, data em que se prevê ocorrer também a entrega pelo Governo da proposta de LOE para 2022.