Quarta-feira, Outubro 22, 2025

InícioNossa Terra(Última hora) Beja: Concelhia do PS veta entendimento com “Beja Consegue” na...

(Última hora) Beja: Concelhia do PS veta entendimento com “Beja Consegue” na autarquia.

A viabilização do Executivo do “Beja Consegue” na Câmara de Beja foi vetada pela Comissão Concelhia (CPCB) do Partido Socialista (PS). A tomada de posse do novo Executivo acontece em 31 de outubro.

A CPCB do Partido Socialista rejeitou, na tarde/noite de segunda-feira, qualquer acordo com o “Beja Consegue” (PSD/CDS/IL) para viabilizar o Executivo liderado por Nuno Palma Ferro, o vencedor das Autárquicas do passado dia 12 de outubro e que vai tomar posse como presidente no próximo dia 31 de outubro.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), no passado sábado realizou-se uma reunião entre eleitos das duas forças partidárias para um possível “acordo de governação”, em que houve a abertura do “Beja Consegue” em atribuir o pelouro da Educação, mas, os socialistas não aceitaram a proposta.

Convocada de emergência para analisar a proposta, a CPCB do PS recusou qualquer aliança com PSD/CDS/IL para assegurar a maioria no Executivo, 2 eleitos da coligação de direita e dois socialistas, na Câmara de Beja.

Uma das razões que levou a recusar a ligação com o eleito presidente tem a ver, segundo relevou ao Lidador Notícias uma fonte socialista, tem a ver com facto de “há quatro anos foi feita proposta ao “Beja Consegue” a pasta da Educação e, assim, formar-se uma maioria na autarquia”, justificando que agora a decisão com o facto de que “se não servimos para ser apoiados, não servimos para ser muletas”, concluiu.

Recorde-se que do ato eleitoral da 12 de outubro, resultou a eleição pelo “Beja Consegue”, PS e CDU, dois eleitos por cada umas forças partidárias e um por parte do Chega. Agora resta saber se a CDU vai fazer algum acordo com PSD/CDS/IL, uma vez que só por si o eleito do Chega não dá para formar uma maioria de direita.

O LN sabe que na reunião foi também decidido dar conhecimento público da decisão dos socialistas de Beja, mas, até agora, o documento/comunicado não foi emitido.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes