Beja: Surto de covid-19 no hospital com seis (6) infetados.


O surto de covid-19 entre o pessoal do bloco operatório do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, conta com seis enfermeiros infetados.

Não tendo sido encerrado o Bloco Operatório, o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) refere em comunicado que “foram canceladas algumas cirurgias programadas e será mantida uma avaliação rigorosa relativamente à atividade do Bloco Operatório”.

No documento o CA da ULSBA confirma “a existência de 6 casos de infeção por covid-19 entre profissionais de saúde” do Bloco Operatório do Hospital de Beja.

Acrescentando que se trata de “6 enfermeiros, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio”. Apresentam sintomas ligeiros e não inspiram cuidados.

A instituição justifica que “avaliada a situação, foi acionado o plano de contingência do Bloco”. Cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, a Unidade de Saúde Pública, o Serviço de Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos da ULSBA, “procederam à avaliação da situação, iniciando os procedimentos de avaliação de risco dos colaboradores, assim como o pedido de testes e isolamento dos casos suspeitos”.

Para garantia da segurança de todos, e cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, “apelamos ao uso de máscara de proteção à entrada dos edifícios”, apela a ULSBA.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg