O Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) emitiu um comunicado onde faz saber que os Serviços de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde e Moura vão estar encerrados no último dia do ano e em parte do primeiro dia de 2024.
O CA da ULSBA antecipou-se à comunicação semanal da Direção Executiva do SNS que operacionaliza e identifica as instituições preferenciais de referência para a região.
No documento a ULSBA refere que os dois SUB “estarão encerrados entre as 08,00 horas de 31 de dezembro e as 08,00 horas de 1 de janeiro”, uma situação que fica a dever-se “à falta de médicos para o preenchimento da escala de serviço”.
Durante as 24 horas em que os Centros de Saúde de Castro Verde e Moura estiverem encerrados “os doentes são encaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes de Beja”, deixando a ULSBA o alerta de que haverá constrangimentos no número de profissionais que compõem as equipas médicas “pelo que o tempo de espera, em particular para os doentes menos urgentes, estará comprometido”, justificam.
Os Centros de Saúde de Castro Verde e Moura fazem parte, tal como o Hospital José Joaquim Fernandes, do Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde.
Teixeira Correia
(jornalista)