Mértola: Capotamento de autotanque fere dois bombeiros.


Capotamento de autotanque fere dois bombeiros. Dia de aniversário quase termina em tragédia. Os dois feridos, considerados ligeiros, foram transportados para o Hospital de Beja.

Dois bombeiros ficaram este sábado feridos, com ferimentos considerados ligeiros, na sequência do despiste de um autotanque, ocorrido 500 metros do perímetro urbano de Mértola, no distrito de Beja, logo após a passagem da ponte do rio Oeiras.

O alerta foi dado às 16,55 horas, quando a viatura, com capacidade de 33.500 litros, seguia para o reabastecimento de outras viaturas dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM), que quinze minutos antes tinham saído para um incêndio agrícola que deflagrou no Monte Gatão, na freguesia de São Pedro de Sólis, a pouco mais de 30 quilómetros da sede de concelho.

O despiste, seguido de capotamento, ocorreu na Estrada Nacional 122, na ligação a Vila Real de Santo António, no sentido norte/ sul, tendo a viatura tombado para o lado direito, tendo a cabine “subido” a barreira em pedra.

Os dois ocupantes, que ficaram encarcerados, sofreram ferimentos ligeiros, o condutor apresentava escoriações na cabeça e o pendura, uma mulher sofreu uma fratura no braço direito, tendo sido transportados para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde se encontram numa situação considerada como “estável”.

As operações de socorro, onde esteve o comandante distrital de operações de socorro (CODIS), Tenente-coronel Vítor Cabrita, mobilizaram os bombeiros de Mértola e Almodôvar, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja e a GNR, num total de 15 operacionais, apoiados por 7 viaturas.

Segundo os dados disponibilizados na página da Proteção Civil (Prociv) este autotanque que faz diariamente o abastecimento de água às populações, começou o dia de sábado no concelho, às 06,00 horas, com uma deslocação a São João dos Caldeireiros.

Dia de festa que quase termina em tragédia.

Os Bombeiros de Mértola assinalaram hoje o 48º aniversário, com uma parada, desfile de viaturas pela vila e o recebimento de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes (ABTD), oferecida pela Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa (ASBAL), no valor de 30.400 euros.

Antes do almoço, a presidente dos BVM, Maria do Céu Andrade, deixou o repto à autarquia “para a necessidade de adquirir um novo autotanque”, tendo o vereador da Proteção Civil, Mário Tomé, garantido que “a mesma está ser negociada e chegará à corporação a médio prazo”, concluiu.

O concelho de Mértola é um dos mais flagelados com a falta de água de abastecimento público nos muitos aglomerados populacionais, sendo este autotanque o que diariamente levava a água, numa parceria entre os bombeiros e as Águas Públicas do Alentejo (AgdA), do Grupo Águas de Portugal. Fonte da direção da corporação lamentou a perda do autotanque, definindo a viatura como “o grande ganha-pão dos bombeiros”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg