Caia (Badajoz/Elvas): Seis homens entraram em Portugal com malas de tabaco dentro de táxis.


A Unidade de Ação Fiscal da GNR fez ontem a apreensão de 124 mil cigarros, com um valor global de 36 mil euros, numa ação de fiscalização na fronteira do Caia, no concelho de Elvas (Portalegre).

A operação foi desenvolvida pelo Destacamento de Ação Fiscal de Évora, no domingo, no âmbito da Operação “Ano Novo” da GNR.

Os militares abordaram três táxis portugueses da praça de Elvas, provenientes de Espanha, no interior dos quais foram detetados 6.200 maços de tabaco, com 124 mil cigarros, acondicionados em dez malas de viagem, segundo um comunicado da GNR divulgado hoje.

Seis homens suspeitos, quatro portugueses e dois angolanos, com idades entre os 26 e os 59 anos, foram identificados, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação de introdução irregular no consumo, uma vez que “os maços de tabaco não possuíam a estampilha especial legalmente exigida para a sua comercialização em território nacional”, acrescentou o comunicado.

O Major Luís Garcia, do Destacamento de Ação Fiscal de Évora explicou que a mercadoria apreendida tem “um valor total de 36 mil euros”, a que corresponde “uma evasão fiscal de 28.800 euros, em imposto tributário e IVA”.

Segundo o oficial “pelo depoimento dos suspeitos o tabaco tinha como destino o mercado negro de Lisboa”, rematou.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg