Tecnocrónica: smartphones e redes sociais marcam o ritmo.


A International Data Corporation (IDC) partilhou um relatório com previsões sobre a evolução do mercado de telemóveis dobráveis, onde estima que, em 2025, serão vendidos 27,6 milhões destes dispositivos.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O relatório aponta que, daqui a três anos, este segmento terá um valor de mercado a rondar os 29 mil milhões de dólares, cerca de 25,5 mil milhões de euros.

As estimativas da IDC partem do rápido crescimento deste segmento: dos 1,9 milhões de telemóveis dobráveis vendidos em 2020, no ano passado foram vendidos 7 milhões de dispositivos com ecrãs flexíveis, uma subida de 260%.

Continuamos a ter por base dados da IDC, mas desta vez apontamos para o mercado português.

A especialista de análise de mercado apresentou os números para a venda de smartphones. Os dados dizem respeito ao último trimestre de 2021. A IDC revela ainda que as vendas de computadores e tablets também aumentaram significativamente no mesmo período.

Assim, o mercado nacional cresceu 8,1%, salientando-se sobretudo o segmento de equipamentos de topo de gama, assim como os modelos de entrada.

A Samsung é a fabricante que continua a vender mais equipamentos em Portugal, com 304.294 unidades, representando um aumento de 14,3% face ao período homólogo do ano anterior. A fabricante tem 39% de quota do mercado, mais que as duas fabricantes seguintes somadas. A Xiaomi assume o segundo lugar e a Apple fecha o pódio.

A Meta já lançou o Facebook Reels em mais de 175 países, incluindo Portugal.

O Reels é uma forma de criar e descobrir vídeos curtos, com uma série de ferramentas criativas de edição, de áudio e efeitos, que até agora, em Portugal, estavam apenas disponíveis no Instagram. A Meta anunciou ainda novas formas de rentabilizar o trabalho dos criadores de conteúdo, com novas ferramentas de criação, e mais locais onde ver e criar Facebook Reels.

Os Facebook Reels vão estar no Feed, Grupos, e Watch. Quando se vê um Reel, pode seguir-se o criador diretamente, reagir, comentar, ou partilhar com os amigos.

 

O Instagram atualizou uma funcionalidade da sua plataforma dedicada a ajudar os utilizadores a controlarem o tempo passado nesta rede social. Esta área, de nome “Limite Diário”, tem agora um período mínimo maior do que quando foi introduzida.

Em 2018, aquando do lançamento, o “Limite Diário” permitia aos utilizadores criarem notificações para os lembrar há quanto tempo estavam no Instagram. Inicialmente era possível criar notificações de 10 minutos mas, como conta agora o site TechCrunch, a nova opção mínima é de 30 minutos.

A empresa responsável pelo Instagram, a Meta, não forneceu qualquer explicação para esta alteração. No entanto, com este aumento do tempo limite mínimo fica a ideia que o Instagram quer que os utilizadores passem mais tempo na rede social.

Finalmente abrimos porta ao cinema.

Destaque para a estreia do filme “Cyrano”, um drama de Joe Wright com Peter Dinklage no papel de protagonista.

Em “Cyrano” o premiado realizador Joe Wright envolve os espetadores numa harmonia de emoções, música, romance e beleza, reinventando esta intemporal história sobre um comovente triângulo amoroso. Um homem à frente do seu tempo, Cyrano de Bergerac (interpretado por Peter Dinklage) deslumbra tanto com os seus ferozes jogos de palavras em disputas verbais, como com a sua esgrima formidável em duelos. Mas, convencido de que a sua aparência o torna indigno do amor de uma fiel amiga, Roxanne (Haley Bennett), Cyrano não lhe declara os seus sentimentos e Roxanne apaixona-se à primeira vista por Christian (Kelvin Harrison, Jr.).

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=zKvLF3Wwm34

 


Share This Post On
468x60.jpg