(Atualização) Beja: Despertar e Real Massamá jogam e almoçam em conjunto. Jogo no sábado


Despertar e Real Massamá jogam sábado às 11,00 horas. Vai haver um porco no espeto para as duas equipas. Clube que esteve no “olho do furação”, que é exemplo na formação.

Porco no espeto “sela” condenação à violência e qualquer mal-entendido entre o Despertar S.C. e o Real S.C. de Massamá, depois do jogo da primeira volta do Campeonato Nacional de Juniores “C” (Iniciados) ter ficado marcado por agressões nas bancadas entre familiares de jogadores.

No próximo sábado Despertar e Real voltam a encontrar-se em mais uma jornada do Nacional de Juniores “C” (Iniciados), desta feita em Beja, no Relvado Sintético Nº.2 do Complexo Desportivo. A convite do Despertar, jogadores e direções dos dois clubes vão almoçar juntos após o encontro, estando o clube bejense a preparar um porco no espeto a ser servido no bar do campo de jogos.

O jogo em Massamá, realizado a 8 de janeiro, ficou marcado por agressões, nas bancadas, entre familiares de jogadores, que não tiveram qualquer interferência no desenrolar do encontro. Seis dias depois da partida, um vídeo posto a correr nas redes sociais “incendiou” o futebol.

No facebook, o antigo árbitro de futebol Duarte Gomes, que não assistiu ao jogo, nem foi o autor do vídeo, divulgou o mesmo e “condenou” os atos. O comentador da SIC e colunista de “A Bola” escreveu: “Em Massamá, num jogo de meninos. Muitos parabéns a estes papás. Muitos parabéns mesmo! Estamos todos orgulhosos do vosso comportamento e sabemos que será referência importante no crescimento dos vossos filhos. Na construção de um futebol mais positivo. PS-Há pais fantásticos na conduta. Estes não foram”, escreveu Duarte Gomes.

Real e Despertar foram atirados para “o olho do furacão” pelas piores razões, quando nada tinham a ver com a situação. As direções dos dois clubes “condenaram” as atitudes dos espetadores e “demarcaram-se” de qualquer tipo de violência

Após a emissão de um comunicado a direção do Despertar contatou a sua congénere do clube de Massamá, “no sentido de as duas comitivas almoçarem juntas e demonstrar que foi um acontecimento condenável e alheio aos dois emblemas”. O presidente do clube bejense reuniu com a PSP no sentido de garantir “toda a segurança à comitiva do clube adversário que se deslocar a Beja”.

SOBRE O CLUBE

O Despertar Sporting Clube foi fundado em 24 de junho de 1920, faz 100 em 2020 e tem sede própria, construída pelo clube num terreno oferecido pela autarquia.

O Despertar S.C. investiu 600 mil euros, não tendo recebido qualquer ajuda financeira, apesar das muitas promessas feitas pelo secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

O edifício foi inaugurado em setembro de 2005 e está avaliado em 1 milhão de euros. Para o transporte dos atletas, o clube tem uma frota automóvel, constituído por sete viaturas próprias, sendo uma delas um mini-bus.

A coletividade tem uma bomba de gasolina própria, que está concessionada por um período de 25 anos, da qual recebe uma renda mensal. Na sede tem um ginásio e um bar, também concessionados pelos quais também recebe uma renda mensal.

A agremiação bejense explora um bar/restaurante no Relvado Sintético Nº2 do Complexo Desportivo e o orçamento anual do Despertar Sporting Clube é de 250  mil euros.

O clube tem desde os escalões de Petizes e Traquinas até seniores 23 equipas, 400 jogadores (entre os quais muitas raparigas), 25 treinadores e 3 coordenadores. Cada equipa tem um núcleo de diretores e no total são 100 dirigentes.

O Despertar e a Câmara têm pronto um protocolo para que o Despertar assuma por 25 anos a gestão do Complexo Desportivo Fernando Mamede, onde se localiza o Relvado Principal e a Pista Sintética.

ESTATUTOS DO CLUBE

Nos Artigos 3º e 4º, que falam sobre a constituição denominação e fins, são particularmente reveladores do espirito da época em que o Despertar S.C. foi fundado, proibindo o boxe e os jogos de azar.

Artigo 3º- Este clube terá por fim desenvolver todos os ramos de sport, à excepção do boxe, por ser brutal e desumano.

Artigo 4º- Não serão permitidos dentro do clube, os jogos de azar e bem assim os jogos de lôto e do burro.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg