Utente de lar de Moura faleceu hoje no Hospital de Beja vítima de covid-19 que contraiu na unidade hospitalar.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) fez saber na tarde desta sexta-feira, que vítima de covid-19, uma utente do lar de São Francisco administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Moura, faleceu na madrugada de hoje no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
De acordo com a informação do SMPCM, “a utente contraiu a doença na referida unidade hospitalar, aquando do surto que ali veio a ser identificado”, tornando-se na terceira vítima depois de ontem a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) ter confirmado a morte de dois duas que estavam internados no hospital de Beja.
O foco, o segundo na unidade hospitalar, foi divulgado no passado dia 29 de outubro e segundo Conceição Margalha “teve origem numa doente infetada que entrou no Serviço de Urgência Geral co uma patologia abdominal e depois teve indicação para cirurgia” que já levou à infeção de 23 profissionais de saúde e à colocação de mais 75 em vigilância ativa.
Relativamente à pandemia de covid-19, esta é a terceira morte que ocorre no concelho de Moura, que na fase inicial este muito ativa com vários focos em diversas localidades do município alentejano, onde somente há agora dois casos ativos.
Segundo os dados divulgados hoje pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL, nos treze concelhos da sua área de jurisdição, exceção de Odemira, até ás 24,00 horas de ontem já se tinham registado 26 mortos.
Teixeira Correia
(jornalista)