É o terceiro ano consecutivo que o Grupo Nabeiro obtém a primeira posição, reconhecida por parte de analistas financeiros, ONGs, sindicatos, jornalistas e gestores.
O Grupo Nabeiro (Delta Cafés), EDP e Sonae são as empresas com melhor reputação em Portugal em 2023. No ranking de Líderes, Rui Miguel Nabeiro (Grupo Nabeiro-Delta Cafés) ocupa novamente o primeiro lugar, seguido por Cláudia Azevedo (Sonae) e Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins).
Estes são os resultados do estudo Merco Empresas e Líderes da Merco, monitor de referência que avalia a reputação das empresas, onde são reveladas as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal em 2023.
Para além do Grupo Nabeiro, EDP e Sonae, as restantes posições do ranking das 10 empresas com melhor reputação são ocupadas pela Ikea (4ª), Galp (5ª), Jerónimo Martins (6ª), Microsoft (7ª), Mercadona (8ª), CUF (9ª) e Lidl (10ª).
É o terceiro ano consecutivo que o Grupo Nabeiro obtém a primeira posição, reconhecida por parte de analistas financeiros, ONGs, sindicatos, jornalistas e gestores
Estreantes no ranking deste ano são a Porto Editora, que entrou este ano para o top 100, diretamente para a 36ª posição, Continental (52ª), a Lusíadas Saúde (64ª), a Tesla (72ª), a Ana – Aeroportos de Portugal (82ª), a Ibersol (84ª), o Grupo Bernardo da Costa (87ª), a BA Glass (95ª), o BNP Paribas (98ª), a Hovione (99ª) e a Sabseg, que ocupa o 100º lugar deste ranking.
Para a população em geral (Ranking Merco Sociedade), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais bem cotada, seguida da BMW (2.ª) e da Sony (3.ª). Na área digital, Lidl, Samsung e Mercedes-Benz ocupam as três primeiras posições.
A análise mostra ainda que os setores que registaram maior crescimento fora os do turismo, saúde e bebidas, com destaque para os casos do Pestana Hotel Group (do 36º lugar para o 17º), Vila Galé (do 82º para o 66º), Coca-Cola (do 32º para o 21º), Sumol+Compal (do 50º para o 32º), CUF (do 31º para o 9º) e Luz Saúde (do 54º para o 46º).
No ranking Merco Líderes Portugal 2023, Rui Miguel Nabeiro, do Grupo Nabeiro ocupa novamente o primeiro lugar, seguido por Cláudia Azevedo (Sonae) e Pedro Soares Dos Santos (Jerónimo Martins). Nas restantes dez posições encontramos Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos), em 4º lugar, Francisco Pedro Balsemão (Grupo Impresa – SIC) (5º), Miguel Stilwell De Andrade (EDP) (6º), Paula Amorim (Corticeira Amorim) (7º), Paulo De Azevedo (SONAE) (8º), António Horta Osório (BIAL) (9º) e Fernando Ulrich (Banco BPI) (10º).
“Com o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) a ocupar a primeira posição do ranking das empresas e Rui Miguel Nabeiro, presidente deste grupo, a ocupar o primeiro lugar do ranking de líderes, comprova-se a correlação direta entre a reputação do líder e da sua empresa”, escreve a Merco nesta análise.
Notícia: Lidador Notícias/ executivedigest