Fronteiras: Ligações terrestres com Espanha vão continuar encerradas.


Vão continuar encerradas, mesmo após o dia 14 de maio, final do primeiro período do estado de calamidade, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha.

Quem o afirmou, foi o ministro da Administração Interna, não avançando com qualquer data para a reabertura das mesmas. Apenas salientou que isso está dependente do sucesso de Portugal e de Espanha na luta contra a covid-19.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida a circulação de transporte de mercadoria e de trabalhadores transfronteiriços.

O controlo das fronteiras terrestres está a ser feito desde as 23,00 horas do dia de 16 de março em nove postos de passagem autorizada: Valença/Tuy, Vila Verde da Raia/Verin, Quintanilha/San Vitero, Vila Formoso/Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho/Cilleros, Marvão/Valência de Alcântara, Caia (Elvas)/Badajoz, Vila Verde de Ficalho/Rosal de la Frontera e Vila Real de Santo António/Ayamonte.

São cinco as fronteiras secundárias do distrito de Beja entre Portugal e Espanha, Barrancos/Encinasola, Sobral da Adiça/Rosal de la Frontera, São Marcos-Vila Nova de São Bento/Paymogo, Volta Falsa/Publa de Guzman e Pomarão/El Granado), que estão encerradas como medida de controlo da epidemia do novo Coronavírus.

Outras fronteiras secundárias no Alentejo Arronches/San Vicente de Alcântara, Retiro (Campo Maior)/Badajoz, Senhora da Ajuda (Elvas)/Olivenza e Marvão/Villanueva del Fresno.

Apanhados com droga na fronteira do Pomarão.

No dia 4 de abril, dois indivíduos foram detidos na sexta-feira na localidade fronteiriça de Pomarão, concelho de Mértola, depois de passarem a pé a fronteira com Espanha, na posse de dois quilos de haxixe, informou hoje o Comando Territorial de Beja da GNR. Além da droga, aos suspeitos foram apreendidos outros bens: uma viatura automóvel, 400 euros em numerário e três telemóveis.

Os dois indivíduos, de 30 e 38 anos, foram detidos em flagrante por militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Almodôvar, quando regressavam à viatura deixada em território nacional. Os suspeitos atravessaram a pé a fronteira entre os dois países pela Ponte Internacional do Baixo Guadiana que liga o Pomarão a El Granado, que está bloqueada, por não ser um dos nove locais fronteiriços de passagem para Espanha. Esta é uma das “rotas do tráfico”, daqueles que vão a Huelva comprar estupefacientes para depois vender em Portugal.

Numa ação de vigilância e controlo no antigo porto mineiro do Pomarão, os militares aperceberam-se de uma viatura estacionada que levantou suspeitas. Feitas as investigações os operacionais da investigação criminal da GNR apuraram que os indivíduos tinham atravessado a fronteira a fronteira a pé para território espanhol.

Os dois indivíduos, residentes em Olhão, fizeram cerca de 150 quilómetros para iludir as autoridades, que já têm antecedentes criminais por furto e ofensas à integridade física, foram presente a um juiz de turno no Tribunal de Serpa, tendo ficado em liberdade sujeitos a termo de identidade e residência.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg