Incêndios: Quinze freguesias do distrito estão no mapa das prioritárias para limpeza.


No mapa das mais de mil freguesias prioritárias para limpeza de terrenos estão quinze do distrito de Beja, distribuídas por quatro concelhos.

O Governo divulgou a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

O despacho assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado hoje em Diário da República – define também os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

No total, são 1114 freguesias com risco elevado de incêndio e que são prioritárias para ações de limpeza. Situam-se em 186 concelhos, que estão essencialmente nas regiões do interior Norte e Centro, e Algarve.

Distrito: Beja (15 de 75 freguesias)

Almodôvar (3 de 6): São Barnabé, União das Freguesias de Santa Clara -a -Nova e Gomes Aires.

Mértola (2 de 7): Espírito Santo e Mértola.

Odemira (9 de 13): Boavista dos Pinheiros, Luzianes-Gare, Relíquias, Sabóia, Santa Clara -a –Velha, São Luís, São Martinho das Amoreiras, São Salvador e Santa Maria e São Teotónio.

Ourique (1 de 4): Santana da Serra.

O número de freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais é idêntico a 2019, deixando de existir este ano os dois níveis de intervenção.

“Considerou-se adequado identificar apenas uma classe de prioridade, atualizando-se a informação de base territorial” e integrar “a circulação rodoviária em segurança em regiões afetadas por grandes incêndios”, refere o despacho, que entrou em vigor.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg